Social media do Vatican News fala sobre comunicação na igreja católica
Se administrar a rede social de um jovem influenciador digital já dá trabalho, imagine cuidar da comunicação do Papa Francisco. Com milhões de seguidores no mundo todo, Francisco faz questão de escrever ele próprio as mensagens para o Twitter. O Vaticano possui 40 redações com profissionais que trabalham na comunicação, em diversos idiomas. O padre brasileiro Arnaldo Rodrigues, social media do Vatican News, esteve em Florianópolis, na quarta-feira, para o WeGov e concedeu entrevista para A Revi.
O Dicastero per la Comunicazione (Dicastério para a Comunicação) é o órgão que cuida de toda a comunicação da igreja Católica. Além das redações, a cúria romana conta com salas de imprensa, a rádio Vaticana, a CTV – TV do Vaticano, o Observatório Romano (jornal) e a editora Vaticana. O Dicastério divide-se em Vatican Media e Vatican News. No Vatican Media está toda produção de conteúdo: documentários, imagens, vídeos, áudios do papa e da Santa Sé; o Vatican News engloba toda produção de textos, artigos.
Padre Arnaldo Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro e mora há 6 anos no país, faz doutorado em Comunicação na Universidade La Sapienza, em Roma. Antes de entrar para o seminário, cursou faculdade de Marketing. “A igreja vem inovando para ajudar as pessoas a viverem nesta nova cultura da comunicação”, comentou. No domingo de Páscoa (21), o Francisco relembrou a primeira vez em que um papa apareceu na televisão, há 70 anos. “Celebramos esse momento importante para a igreja e para o mundo, em que a igreja também está inserida na realidade da comunicação”, observou Rodrigues.
Assista o vídeo da entrevista:
Papa Francisco e o seu jeito latino
Conforme Rodrigues, desde o início do pontificado, o Papa Francisco sempre demonstrou seu “jeito latino” e causou certa surpresa ao mundo com as suas atitudes e gestos espontâneos que acabam sendo interpretados como quebras de protocolos. “Não é que o papa faça esse gestos para ter melhor imagem, mas ele é espontâneo mesmo, sempre foi”, comentou. O trabalho da comunicação é potencializar os melhores momentos para que cheguem a muitos outros lugares e pessoas. “Na maioria das vezes, as imagens e os gestos do Papa trazem grandes mensagens, seja uma mensagem de fé, religiosa, social. Uma mensagem de advertência, de cobrança, incentivo, esperança, ele traz muito isso nas imagens e expressões que ele têm com o povo, clero, toda igreja e as esferas da sociedade”, afirma o social media.
As três abordagem que o Vatican News busca priorizar na produção das matérias são: tudo sobre o papa, a Santa Sé e a igreja no mundo. De acordo com Rodrigues, as matérias devem ser sintéticas, com informação objetiva e, principalmente, mostrar a universalidade da Igreja, não somente no Vaticano, mas no mundo todo.
Em 2014, no 48º dia das telecomunicações, houve o lançamento de “Por uma cultura do encontro: uma reflexão à luz da mensagem do Papa Francisco por ocasião do 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais”, documento que ressalta a importância de promover a cultura do encontro, ou seja, ouvir as pessoas. Segundo o social media, o Papa deseja que a comunicação seja um caminho para ajudar as pessoas, colocando em prática a cultura do encontro.