Escritores joinvilenses participam do programa Põe no Papel
A Feira do Livro prossegue no Centreventos Cau Hansen até domingo e, entre tantos títulos disponíveis, também há obras de autores joinvilenses. No programa radiofônico Põe no Papel, o escritor, dramaturgo e editor Jura Arruda e o jornalista, editor e escritor Joel Gehlen falam sobre as dores e delícias do fazer literário.
Para Gehlen, um dos grandes desafios do escritor é vencer o adiamento, ou seja, não procrastinar. “Acordo às cinco da manhã, preparo meu café e escrevo. É preciso ter uma rotina”, afirma.
Entre suas preferências, Jura declara-se um leitor de microcontos e romances. “Dou muito valor para a literatura nacional, mas me rendo à literatura inglesa e gosto de escritores argentinos também”, conta. No ano 2000, Jura escreveu o primeiro livro, dedicado ao público infantil, mas a publicação só ocorreu sete anos depois, com recursos do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura).
Os escritores também dão dicas de como tirar melhor proveito da feira. “Pegue o livro, leia um trecho, namore a obra, tente encontrar a conexão com a história”, aconselha Gehlen. Ele compara a feira a um “garimpo”. A editora Areia, dirigida por Arruda, tem estande na Feira e traz várias obras de autores de Joinville e região.
O programa foi produzido pelas alunas Amanda dos Santos, Bruna de Souza, Luana Verçosa, Mayara Rosa e Rafaela França como atividade da disciplina de Radiojornalismo, sob orientação da professora Solange Engelmann.