Duas chapas concorrem a nova presidência da AACOM
Na próxima segunda-feira, acadêmicos da Faculdade Ielusc escolhem a nova diretoria da Associação Atlética de Comunicação (AACOM). A primeira eleição direta para a Atlética tem movimentado a unidade centro nos últimos dias, com direito a estratégias diversificadas de campanha, afinal, as duas chapas têm estudantes de Publicidade e Propaganda como candidatos a presidente e vice. Hoje, às 18h30, as duas chapas participam de um debate promovido pela Revi e Web Rádio Primeira Hora. A discussão será gravada em vídeo e depois divulgada nas redes sociais da Revi.
Conforme a coordenadora da Revi, professora Marília Crispi de Moraes, a intenção era fazer um debate aberto ao público, mas a realização de eventos na semana passada e a coincidência com as provas de final de bimestre inviabilizaram essa iniciativa. “A saída então foi fazer a gravação e contar com a participação do público na elaboração de perguntas enviadas para a Revi”, explicou a jornalista. Um total de 54 perguntas foram recebidas.
A inscrição dos candidatos seguiu diretrizes divulgadas pelo Conselho da Atlética, formado pelos egressos Vitor Forcelini, Guilherme Duarte e Eduardo Rodrigues. Tornar mais democrático o processo de escolha é o objetivo do processo eleitoral deste ano.
A chapa Seja AACOM é formada pela acadêmica de Publicidade e Propaganda Gabriela Dutra, candidata a presidente. Francesco Gon Grasso, também aluno de Publicidade e Propaganda, é candidato a vice.
Carregando na bagagem experiências com atléticas anteriores, Gabriela e Francesco acreditam que essa experiência pode trazer outra perspectiva para a AACOM. Não se trata, segundo eles, de transformar a AACOM em uma Camaleão ou CCT (agremiações a que os dois pertenciam antes). “Não tem como comparar três atléticas diferentes, públicos diferentes, universidades diferentes (privada e pública). Então a gente não vai querer transformar a AACOM no que a gente tinha, mas a gente consegue ter uma visão de que ela pode oferecer muito mais do que ela está oferecendo aqui”, comenta Dutra. “A gente vai usar a sabedoria, a experiência que a gente já teve nas nossas antigas atléticas para melhorar a AACOM.”
Segundo Dutra, a faculdade não possui um diretório acadêmico, fazendo com que a atlética seja a única voz que os acadêmicos possuem dentro da faculdade. Por isso, a atlética precisa ser um meio de representar todas as pessoas dentro da universidade. “É uma atlética que visa a integração através do esporte só que a gente tem um apelo institucional por não ter nenhum outro movimento estudantil. O pessoal vê muito a atlética como uma ‘panela’ e a gente não quer que isso aconteça”, pontua.
Para manter uma relação com a coordenação e direção, tanto Dutra quanto Francesco pretendem melhorar a comunicação e mostrar a realidade da atlética. “É um assunto que está nas nossas propostas, porque é muito difícil você ter um movimento estudantil quando você não tem apoio”, observa. “E não só isso, muita gente mais velha ou da direção nem sabe o que é direito a atlética. É um meio de realmente integrar o pessoal, de dar um tempo da faculdade, mas dar um respiro, dar uma descansada, praticar esporte e fazer festa para se divertir. Mas não é um grupo de alcoólatras anônimos.”
A chapa {RE} EstruturAACOM é formada pelo acadêmico de Publicidade e Propaganda Carlos Castro Jr, que concorre ao cargo de presidente, e Cássio Gifford Neto, que também é acadêmico de Publicidade e Propaganda, concorre à vice-presidência.
A motivação de Carlos para concorrer à presidência da AACOM deu-se por uma questão familiar.”Meu pai foi uma pessoa muito conhecida dentro da cidade, dentro do próprio Ielusc. Ele se criou aqui no Ielusc, então eu acabei vivenciando essa trajetória dele e eu também tive a minha trajetória política. Eu acho que quando você está dentro da faculdade, existe apenas uma associação que você pode fazer algo pela galera, pelos alunos que estão na faculdade, eu acho que é necessário, é interessante a participação”, afirma. De acordo com o candidato, durante a assembleia dos membros para decidir como seria a eleição, ele percebeu que nem todos os estudantes se sentiam representados pela diretoria da AACOM, por isso decidiu propor uma alternativa.
Cássio explica que a {Re} Estrutura AACOM é uma forma de mostrar que todo aluno matriculado em comunicação faz parte da Associação Atlética de Comunicação do Ielusc. “A AACOM não é um grupo fechado, é formada pelos alunos matriculados nos cursos de comunicação. Você é, você já está fazendo parte. A nova AACOM ela será um livro aberto. A gente tem propostas para mostrar o que está acontecendo dentro da AACOM”, argumenta.
O candidato a vice comenta que a chapa é formada por dois gestores de empresas. “A gente tem bastante conhecimento em relação a gerir uma empresa e também fazer a gestão de pessoas. E a partir do momento que a gente coloca esse conhecimento limpo com um propósito de uma atlética de comunicação, com esporte, com festa, com ações sociais não é motivo para ter picuinha dentro da atlética”, pontua Cássio.