Realidade se transforma em livro infantil
Por Gabriele Abatti, originalmente publicada no jornal Primeira Pauta
A história de dois irmãos transformou-se em um livro infantil de 110 páginas, com personagens bem divertidos pelo caminho. A ideia veio nos dias mais difíceis de Tercio Bernardes da Silva, o autor. Em menos de seis meses, conseguiu finalizar a escrita e realizou o lançamento no Hospital Infantil de Joinville. “As aventuras de Malí e Tetéu” conta a história de dois irmãos que entram em um mundo mágico à procura do ursinho perdido chamado Tino.
Foi no dia 12 de fevereiro de 2013 quando Tercio estava completando mais um ano de vida. Ele convidou seus amigos e familiares para comemorar em uma pizzaria da cidade. Naquele mesmo dia, sua irmã, Mahelí, passou mal, mas pensaram que fosse por conta do exagero na comida. No terceiro dia de mal estar, Mahelí foi para o hospital onde ficou cinco dias na UTI entre a vida e a morte. “Eu fui desenganada, o meu caso era muito grave. Os médicos falaram que daquela noite eu não passava”, destaca a mulher. Ela já tinha o diagnóstico da doença de Hirschsprung, que agravou o seu caso.
Tercio estava com Mahelí em todo momento, sempre foram muito próximos. Ele amava escrever e a irmã adorava ler. “Minha irmã era essa pessoa que me criticava. Fazíamos brincadeiras de desafios literários”, destaca Tercio. Ainda no hospital, contou para a irmã que tinha escrito uma obra sobre a história dos dois para distraí-la nos momento sde tensão na sala da UTI, mas como não teve resposta, acreditou que Mahelí nem tinha escutado. Depois de uma semana do comentário, ela cobrou a leitura e o livro teve que se tornar realidade.
Desde então, teve início um período de seis meses de muitas noites viradas. Quando terminou, Tercio pediu a opinião da irmã sobre a publicação. O “Ursinho Tino” representa o problema no intestino de Mahelí e a procura por ele é a metáfora da busca pela solução para sua doença. “Foi o maior presente que alguém pode ter recebido de uma pessoa que ama”, diz Mahelí.
As aventuras de Malí e Tetéu
No livro, somente o grande sábio pode desvendar onde está o ursinho. Durante o caminho, os irmãos embarcam em lugares um pouco diferentes e se deparam com diversos personagens engraçados e melancólicos. Mahelí revela que o grande sábio foi encontrado. Mas e o ursinho Tino? Você só descobrirá lendo o livro.
Tercio destaca que esses personagens aparecem pelo caminho retratando várias pessoas que participam dessa jornada rumo ao “Grande Sábio”. Maria Clara, 10, adorou a leitura e indicou o livro em suas redes sociais. “O capítulo da rua dos martelinhos mexeu comigo, pois relembrei uma história que me afetou bastante. Deus me passou uma mensagem através dessa obra”, destaca a menina.
O lançamento aconteceu no hospital infantil e metade do valor arrecadado com as vendas do primeiro lote foi doado para a instituição. Foram destinados 15 mil reais para a reconstrução da nova ala de urgência e emergência do hospital. Assim, 1.900 exemplares já foram vendidos.
O escritor já pensa em um segundo livro: “As aventuras de Bebéu”, sobre a história da filha de Tercio, Bianca.
A doença de Mahelí
Quando criança, Mahelí era tímida e teve a infância normal até seus quatro anos, mas a mãe percebeu que a garotinha não ia muito ao banheiro, então levou a filha ao médico. Por indicação profissional, começou a dar laxante a ela, mas de nada adiantou.
Descobriu, em 2005, quando tinha 23 anos, a doença de Hirschsprung, que é a ausência das células intestinais e aumento do cólon, parte final do intestino. Realizou a cirurgia para retirar uma parte do intestino e, até então, podia ter uma rotina normal, apenas com uma dieta restrita. A ida ao hospital após a comemoração de aniversário fez Mahelí ficar internada 30 dias. Precisou adequar-se a uma bolsa de ileostomia, com a qual vive normalmente até os dias de hoje.