Monografia analisa cobertura jornalística após as eleições de 2018
“O dia depois da eleição” é o título da monografia da estudante de Jornalismo Liandra Tank. Ela analisou a cobertura das eleições de 2018 nos jornais impressos da microrregião de Joinville e apresentou seu trabalho para a banca avaliadora no dia 5.
Liandra escolheu como objetos de estudo os jornais A Notícia e O Correio do Povo, selecionando as edições do dia seguinte às eleições 2018, no primeiro e segundo turnos, levando em conta a capa e uma matéria interna. Para escolha da matéria interna, Liandra considerou o assunto principal ou aquela que abordasse o candidato que venceu a eleição presidencial, Jair Bolsonaro.
Após uma pesquisa exploratória, ela realizou uma análise do discurso, a partir das construções ideológicas presentes no texto, procurando analisar elementos visuais, neutralidade e contextualização usados pelas publicações dos objetos de estudo.
Avaliando os aspectos visuais, Liandra observou que, nas quatro edições, não foi necessário folheá-las para conseguir compreender o resultado das eleições, pois a capa já deixava bem claro o resultado obtido nas urnas. No quesito de neutralidade, ela apontou que a linha editorial de A Notícia permitiu críticas às narrativas apresentadas pelo então candidato Bolsonaro, como, por exemplo, o questionamento ao modelo de família tradicional usado em suas campanhas. Ela também apontou que A Notícia procurou fazer uma boa contextualização das estratégias adotadas por Bolsonaro. O Correio do Povo trouxe mais informações factuais, números. Liandra interpretou isso como uma tentativa de o jornal buscar neutralidade.
Orientada pelo professor Sandro Galarça, Liandra foi avaliada pelas professoras Kérley Winques e Maria Elisa Maximo. A aluna foi aprovada com nota 10.