Estudante de Jornalismo realiza estágio no Vaticano
Desde o início do mês, o acadêmico de Jornalismo da Faculdade Ielusc Mateus Lino está no Vaticano. Ele integra a equipe de estagiários do Vatican News, o site de notícias oficial e multilíngue da igreja católica. O setor de comunicação possui aproximadamente 40 redações jornalísticas, com profissionais de várias partes do mundo.
A oportunidade de estagiar na Itália surgiu quando Lino entrevistou o Padre Arnaldo Rodrigues para a Revi, no ano passado. Rodrigues veio a Santa Catarina para participar de uma palestra em Florianópolis. Ao final da entrevista, Lino demonstrou interesse em conhecer melhor o trabalho de comunicação do Vaticano. Padre Arnaldo – que é brasileiro e trabalha no setor de social media do Vatican News – foi um dos responsáveis pela conquista do estágio de um mês. “Estou trabalhando bastante, tem sido uma experiência incrível, estou muito feliz e aprendendo muito”, comenta Lino.
Antes de viajar, foi necessário encaminhar o currículo e pedir uma autorização para o bispo da Diocese de Joinville. “Acompanhar a rotina de redação, ver como acontece tudo aqui no centro da igreja católica é muito incrível mesmo. Estou muito realizado, cheio de experiências para contar”, observa.
Lino produz matérias para o site e também grava todos os seus textos para o rádio. “É muito legal isso, porque eu gosto muito de rádio, de TV”, afirma. Ele já participou de lives (transmissões ao vivo para redes sociais), participou de alguns programas de rádio e, no último domingo, foi à Basílica de São Pedro. “Tive acesso à janela onde o Papa é apresentado após a escolha do conclave e nas misas de Natal e Páscoa”, conta. Lino também acompanhou a tradução do Angelus (momento em que o Papa relembra aos católicos o momento da Anunciação, quando o Anjo Gabriel teria comunicado à Maria a Concepção de Jesus Cristo).
Como estagiário de comunicação, Lino pode conhecer locais de acesso restrito, como os Jardins do Vaticano. “Eu fui com o pessoal da imprensa lá no jardim, onde fica a Casa Santa Marta”, explica.
No ano passado, Lino viajou para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Na ocasião, ele fez a leitura das preces para o Papa Francisco. “Essa experiência me despertou muito a vontade de trabalhar com a comunicação na igreja e ser um comunicador católico. Quando retornei de lá, eu já era seguidor do Vatican News e sempre gostei muito do estilo das reportagens”, lembra o acadêmico.
Acompanhe uma das matérias produzidas pelo acadêmico para o site sobre o processo de beatificação do Padre Léo.
1 Comment
O Matheus foi meu aluno no Fundamental. Lembro que ele era mto tímido. Com as apresentações na escola, foi perdendo a timidez. Parabéns, sucesso