Ielusc e ESPM lançam curso de mestrado em Joinville
O lançamento do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Comunicação e Consumo reuniu professores, egressos da Faculdade Ielusc e outros profissionais da região, na noite de quarta-feira. No auditório do campus Saguaçu, representantes da Faculdade Ielusc e da ESPM (Escola Superior de Propagada e Marketing) falaram sobre a parceria e funcionamento do primeiro mestrado da região na área de comunicação. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser feitas até 23 de março.
O diretor geral da Associação Educacional Luterana Bom Jesus Ielusc, Silvio Iung, destacou o pioneirismo da instituição no ensino superior de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Nutrição, Fonoaudiologia, entre outras áreas. “Ao longo de 94 anos, a educação é a razão única de existir do Ielusc”, afirmou. O diretor do ensino superior, Paulo Aires, enfatizou o investimento em novos cursos e especializações.
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da ESPM, Cristina de Mello, destacou a afinidade de crenças e valores entre as instituições, além de apresentar alguns dados. Atualmente, a ESPM conta com 600 professores e 11.500 estudantes. Ela também falou sobre as revistas científicas e defendeu a educação de qualidade como único caminho para o desenvolvimento.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo da ESPM existe há 15 anos, tem 146 dissertações e 18 teses já defendidas, além de manter dez grupos de pesquisa. Na última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o curso obteve nota máxima.
Inovação e responsabilidade social
Em Joinville, o mestrado será modular, com aulas em dois finais de semana por mês. Todos os professores vêm de São Paulo. A coordenadora do Minter pela ESPM, Rose de Melo Rocha, destacou que a união entre inovação e responsabilidade social, presente tanto na Faculdade Ielusc quanto na ESPM, motivou a parceria interinstitucional.
A coordenação local do mestrado está sob responsabilidade da professora Maria Elisa Maximo. Ela qualificou o lançamento do Minter como um ato simbólico de fortalecimento da cultura acadêmica da região. “Temos o espírito de trabalho coletivo que está na raiz da própria ciência”, afirmou.
Paulo Aires, diretor do Ensino Superior, da Faculdade Ielusc, falou sobre as expectativas em relação à parceria. “Nós estamos diante de duas instituições que possuem uma marca forte: ESPM em nível nacional e a Faculdade Ielusc em nível regional. Isso se dá como consequência do trabalho, das entregas que essas duas instituições fazem para a sociedade ”, comenta.
O diretor enfatiza o mestrado abre nova oportunidade para os egressos, acadêmicos que se formaram na área de comunicação continuarem se aperfeiçoando. Todas as aulas vão ocorrer na Faculdade Ielusc, em Joinville.
Além de São Paulo, a ESPM possui campus em Porto Alegre (apenas para graduação), Florianópolis (programas Lato Sensu), no Rio de Janeiro (graduação, lato sensu, mestrado profissional em Economia Criativa e o Minter-Mestrado Interinstitucional), além de um Doutorado Interinstitucional em Cuiabá.
De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da ESPM, Cristina de Mello, a escolha do tema de Consumo e Comunicação deve-se ao fato de a ESPM ter nascido numa área de indústrias criativas. “É uma escola muito ligada a questões de comunicação e do marketing”, explica. “A ideia de trabalhar o consumo na perspectiva da comunicação é para dialogar com a escola, com o seu foco, com aquilo que a gente faz com excelência”, completa a pró-reitora.
Segundo a professora Cristina, a escolha de Joinville para receber o mestrado deu-se após uma pesquisa dos lugares com menos oferta na área de cursos de comunicação. “Santa Catarina nos pareceu um estado onde a gente pode trazer uma contribuição, e Joinville, por conta da excelência acadêmica da Faculdade Ielusc foi a opção”, observa. Para mais informações sobre o mestrado, acesse o site.