Artistas Visuais de Joinville se unem no combate à Covid-19
Por Dielin da Silva
O projeto colaborativo “Arte na Quarentena”, iniciado no dia 12 de maio, reúne um grupo de artistas visuais joinvilenses que bucam levar um pouco de solidariedade e carinho para as comunidades periféricas da cidade. Durante um mês, obras de arte produzidas pouco antes e durante o período da quarentena, serão comercializadas no site euearte.com.br. Tudo o que for arrecadado com a vendas das obras será revertido para aquisição de produtos de higiene, insumos e material de limpeza para amenizar a desigualdade e a falta de atendimento a essas comunidades. Especialistas afirmam que o coronavírus terá impacto mortal nas áreas sem saneamento básico e onde a oferta de serviços de saúde é mais escassa.
Com curadoria e produção de Rodrigo Domingos e apoio da Voük Comunicação, RD Comunicação, Galeria Virtual Eu E Arte, Atêlie Coletivo Gisele Borges, Funcionárias e Conecta Projetos, o grupo pretende entregar tudo o que for arrecado e convertido, para a Associação dos Moradores do Bairro Itinga (Amorabi), moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari, e também para as entidades cadastradas no “Movimento Quem se Importa – Joinville”, coordenado pela Conecta Projetos da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ). A iniciativa está cadastrando as ONGs que atuam na cidade e faz o levantamento de demandas, além de conectar projetos às empresas, mobilizando recursos para a transformação social.
Antes mesmo de iniciar oficialmente a campanha, o coletivo já conseguiu arrecadar mil frascos de álcool em gel, produzido pela Catarinense Pharma, além de máscaras de pano, produzidas pela marca Funcionárias, especialista em ressignificar materiais têxteis que não são mais utilizados.
Amorabi: história de artes e afetos
Em 17 de maio de 1981, um grupo de moradores do bairro Itinga decidiu criar uma Associação de Moradores com o objetivo de reivindicar melhorias para o bairro. Na época, as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores eram a regularização dos loteamentos, a falta de saneamento básico, posto de saúde, escola, linha de ônibus, posto policial, telefone público, entre outros. Assim surgiu uma das primeiras Associações de Moradores de Joinville, a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – Amorabi.
Em 2019, a Amorabi completou 38 anos de existência desenvolvendo continuamente atividades comunitárias divididas em sete departamentos, com ênfase para: Educação, Assistência Social e Cultura.
O departamento de Educação da Amorabi iniciou suas atividades em 1992. No ano anterior, a Associação havia recebido a doação de um terreno de 110 m², com uma casa, de Juliana de Carvalho Vieira, professora aposentada da comunidade. A ação beneficiou famílias do bairro que, por falta de um CEI na região, deixavam suas crianças sozinhas em casa enquanto trabalhavam. Por meio de campanhas e eventos comunitários foram arrecadados recursos para o mutirão de reforma do espaço. Durante seus 17 anos de funcionamento, o CEI já atendeu mais de 2.400 crianças de 0 a 6 anos.
O departamento de Cultura foi criado em abril de 2000, com o o projeto Sextas Alternativas, hoje conhecido como Alternativas. O projeto nasceu da parceria da Amorabi com o Grupo Cultural Itinerante (grupo formado por artistas moradores do bairro) e seu primeiro objetivo é promover Arte e Cultura no bairro. Assim, há 19 anos a Amorabi traz à comunidade apresentações artística totalmente gratuitas. Com o sucesso desse projeto, outras iniciativas culturais foram realizadas, como quatorze Mostras de Talentos, quatro Mostras de Teatro, Projeto Curta nos Bairros (2007), Ciclo de Leituras Dramáticas (2007), Cursos de: Teatro (desde 2008), Street Dance (2009), Dança de Salão (2008), Violão e a criação do Grupo Teatral da Amorabi.
Relação de artistas participantes
Anderson Alberton – @sodeleve
Andressa Corrêa – @andressacorreafotografia
Andrey Roca – @andreyrocaart
Bilbo – @brunobilbo
Camila Rosa – @camixvx
Daniel Machado – @fotografodaniel
Denise Schlickmann – @deniseschlickman
Fox Malinoski – @foxmalinoski
Gabriel Silva – @gabstorm
Gisele Borges – @giseleborgesceramics
Gôri – @i.gor.i
Heloisa Steffen – @heloisasteffenceramica
Irmãos Feitosa – @irmaosfeitosa
Jackson Nessler – @jacksonnessler
Jan M.O – @jan.m.o
Jonca – @jonca1455
Juliana Rossi – @julirossi.art
Luciane Sell – @lucianeselldasilva
Marc Engler – @marcengler
Marcia Lepage – @malepage
Márcio Paloschi – @marciopaloschi.av
Mariê Balbinot – @mariebalbinot
Mathias Albert – @mathiasalbert
Paulo Agostini – @pauloagostini
Pedro Holderbaum – @pedroholderbaum
Renata Lepage – @lepage_photo
Rita Camanho – @camanhorita
Rodrigo Madruga – @soumadruga
Ronaldo Diniz – @ronaldo.diniz.353
Rosilene de Souza – @rhosilenesouza
Silvana Pohl – @silvana.pohl
Thaiz Zafalon – @tttzafalon
Wagner Herbst Padilha – @w.h.p.arts
Wesley Satiro – @wesleysatiro
Vitória Caroline – @kaia.kaiala
SERVIÇO
O quê: Projeto “Arte na Quarentena” – A arte salvando vidas
Duração: Campanha entra no ar no dia 12 de maio – terça-feira e vai até o dia 12 de junho – Sexta-feira
Vendas das obras pelo site: http://www.euearte.com.br/
Mais informações
Conecta Projetos – Luciana Marotto Homrich
Telefone: 47 9243 2005
E mail: luciana@conectaprojetos.com.br
Site: http://www.conectaprojetos.
AMORABI
Endereço: Rua dos Esportistas, 510 – Itinga
Telefone: (47) 3465-2075
Fan Page: https://www.facebook.com/
Instagram: @amorabi_itinga
Rodrigo Domingos – Produção e Assessoria de Comunicação
Telefone: 47 99612 3517
Instagram: @domcomunica
E mail: rodrigocomunica@hotmail.com
Abaixo confira algumas obras dos artistas joinvilenses: