Jornalistas conversam com acadêmicos sobre empreendedorismo
Uma conversa franca sobre empreendedorismo atraiu estudantes de todas as fases do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc na noite de quarta-feira Os jornalistas Rosenildo Ferreira, Marina Melz e Mariana Paula conversaram com os acadêmicos a convite da professora de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação, Marina de Andrade,
Rosenildo, que tem experiência em redações de vários veículos, como o Correio Braziliense, Gazeta Mercantil e Istoé Dinheiro, além de ter trabalhado como correspondente internacional em Londres, contou aspectos de sua carreira até chegar aos próprios empreendimentos. Ele é proprietário do Portal de Notícias 1 Papo Reto e o Escritório de Negócios Sociais Vale do Dendê, com projetos voltados às periferias e a questões étnico-raciais na Bahia. “Acreditem no poder transformador que vocês têm”, aconselhou o jornalista aos jovens.
Marina Melz, que trabalha com assessoria de comunicação e produção do podcast, destacou que todo comunicador deve entender que é também uma marca. “É muito difícil falar sobre empreendedorismo sem a gente entender o que a gente é, precisamos respeitar nossa própria história”, avalia a empreendedora. Envolver-se com vários projetos diferentes é, na opinião de Melz, uma característica do empreendedor. “Eu não consigo vender e repassar ideias, sem acreditar nelas. É importante buscar fazer várias coisas, para compreendermos sobre aquilo que estamos falando.”
Tanto Mariana quanto Melz destacam a importância de produzir conteúdo de boa qualidade. “Os temas sobre os quais a gente se interessa e escrevemos mudam e temos que acompanhar essa mudança”, aponta Marina. Ambas tiveram que adaptar-se ao mercado atual, por causa do isolamento social, causado pela pandemia de Coronavírus e por isso, fazem lives frequentemente. “As lives são boas porque ajudam a reduzir custos com transporte e ainda proporcionam interação com pessoas que estão distantes”, conta Mariana.
Melz considera que o bom empreendedor tem que ter uma rede de contatos ampla. É importante criar vínculos com vários profissionais que dominem diversos assuntos e sejam capazes de exercer múltiplas funções. “É fundamental ter vários aliados, porque daqui a pouco vocês vão estar no mercado de trabalho”, aconselha Marina. A empreendedora também defende que os profissionais façam cursos para se qualificarem e busquem gravar mais vídeos. “Não tenham vergonha de aparecer na sociedade. Tem muita gente que não se vê numa determinada função, mas logo pega o jeito”, disse a comunicadora ao citar seu próprio exemplo. “Sempre preferi os bastidores, mas hoje apareço no vídeo também”, explicou.
Proprietária da Trilha Filmes, uma produtora de conteúdo em vídeo, Mariana destacou o trabalho colaborativo como estratégia para novos empreendimentos e contou que, como dona do próprio negócio, ela consegue tomar decisões e realizar trabalhos que a deixam muito feliz. “Um dos princípios para empreender é não ter medo de mudar”, afirmou.
Os estudantes fizeram diversas perguntas, de precificação do trabalho até questões éticas. A conversa se estendeu até 22h20 e os palestrantes receberam vários agradecimentos e elogios pelo chat.