Acadêmica compara jornalismo na TV e internet
Em 4 anos, o consumo de vídeos aumentou em 135% e o Youtube é a principal plataforma a contribuir com isso. Diante desse cenário a estudante de Jornalismo Bruna Coelho decidiu estudar em sua monografia os “Elementos do telejornalismo na internet: uma análise do canal MyNews”.
A apresentação ocorreu na terça-feira (1/12) e a banca avaliadora contou com as professoras Maiara Maduro e Kérley Winques. A orientação do trabalho é da professora de Telejornalismo, Doutora Beatriz Cavenaghi.
Em sua pesquisa, Bruna constatou que 29,8% dos entrevistados buscam conteúdos sobre conhecimento nos vídeos. Ela comparou o conteúdo jornalístico da televisão com o que é feito por canais do Youtube.
No TCC, Bruna faz uma breve introdução sobre a invenção da TV, mostra a nova forma de fazer jornalismo, a evolução dos formatos telejornalísticos e, além disso, as novas tecnologias e conceitos do telejornalismo, praticados em diversas telas. “O My News é uma plataforma muito forte para a disseminação de informações”, conclui a estudante.
A acadêmica acredita que as principais diferenças entre canais de comunicação da televisão e do on-line são o poderio financeiro e a estrutura superior de redes como a Globo e CNN comparadas ao My News.
As professoras Kérley e Maiara elogiaram a escolha do tema de Bruna. “Quando a gente se dedica ao estudo de uma plataforma, temos que entender em que ela pode contribuir para a sociedade. Temos que cercar o objeto estudado”, ponderou a doutora Kérley. Ela destacou que Bruna está atenta às transformações do Jornalismo.
Maiara gostou da dedicação da futura jornalista à pesquisa científica. “É um trabalho bem estruturado, é possível perceber seu empenho”, elogiou.
As avaliadoras sugeriram algumas melhorias, como acrescentar mais autores para a parte teórica e explicar, em nota de rodapé, que o Youtube faz parte do Google. Bruna foi aprovada com nota 9,5.