Educomunicação é tema de monografia
Uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil aponta que 86% das pessoas entre 9 e 17 anos têm acesso à internet. Isso significa que há muitas crianças e adolescentes acessando os conteúdos disponíveis na web. Em sua monografia, a estudante de Jornalismo Juliana Mews investigou o relacionamento de alunos do ensino fundamental com a mídia.
Juliana aplicou questionários a alunos de duas escolas de Joinville, uma pública e localizada na área rural e outra privada, na região central. A base teórica utilizada pela estudante foi a educomunicação e os estágios de desenvolvimento cognitivo da criança. Ela coletou respostas de 54 pais e de 44 crianças.
Entre os resultados, a pesquisa mostrou que maioria do pais (76%) acredita que a internet ajuda os filhos deles no aprendizado escolar. A maioria das crianças passa de uma a quatro horas na internet. Também verificou que o número de crianças que assiste a conteúdos midiáticos sozinhas é maior na escola privada que na pública.
O estudo ainda apontou os 27 programas/canais mais acessados pelas crianças e analisou alguns desses conteúdos. Para Juliana, o estudo prova que o acesso das crianças à mídia ocorre muito cedo e de modo intenso, por isso há necessidade de educá-las para a leitura crítica da mídia, uma das áreas da Educomunicação. “Se a mídia faz parte da realidade da criança, a escola não pode se eximir de preparar os alunos para interpretar essas mensagens de modo adequado”, afirmou.
O TCC foi orientado pela professora Marília Crispi de Moraes e avaliado pela antropóloga Maria Elisa Máximo e pelo jornalista e professor Wellington Nardes, cuja tese de mestrado, na USP, também trata de educomunicacão.
Maria Elisa e Wellington Nardes elogiaram o tema de Juliana. “É raro ver um trabalho de graduação com tanta qualidade”, destacou Nardes, que convidou a estudante para ingressar em grupos nacionais de estudo da Educomunicação. “Tomei a liberdade de enviar seu trabalho ao professor Adilson Citelli e ele enviou um parecer bem enstusiasmado com sua pesquisa”, contou. Citelli, ao lado de Ismar soares, é um dos maiores pesquisadores de Educomunicação no Brasil.
Maria Elisa também destacou a dedicação de Juliana à pesquisa e sua organização, desde o planejamento da monografia até a execução. A banca teve quase duas horas de duração e, ao final, os avaliadores fizeram questão de cumprimentar os pais e o noivo da estudante pelo êxito de Juliana. Ela foi aprovada com nota máxima e com recomendações para publicar um artigo com os resultados da pesquisa.