Estudante analisa charges sobre pandemia
O amor pelo desenho sempre acompanhou o estudante de Jornalismo Yan Nero na faculdade e também esteve presente em seu trabalho de conclusão de curso. Ele apresentou sua pesquisa, “Contexto Ilustrado: uma análise das charges da Folha de São Paulo que retratam o início da pandemia de covid-19 no Brasil” na noite de terça-feira.
A professora Kérley Winques orientou o trabalho e as professoras Luiza Martin e Marília Crispi de Moraes integraram a banca avaliadora. Yan analisou 33 charges de 8 artistas que atuam na Folha de São Paulo, todas com críticas sociais relacionadas ao período inicial da pandemia no Brasil. Para essa tarefa ele utilizou o método “documentário”, que leva em conta não só a imagem, mas também o contexto das publicações.
Conforme Yan, as charges ajudam a entender a história do país neste período. “A charge joga ao leitor um fato simplificado, é preciso ter conhecimento do contexto para interpretá-la”, conta o acadêmico. O futuro jornalista considera importante estudar sobre charges, pois são parte importante do jornalismo de opinião e há poucas pesquisas sobre o tema. “Daqui 10 anos poderemos compreender com as charges o que está acontecendo hoje no Brasil. De forma política, como o atual governo lidou com o combate à pandemia”, disse o jovem.
Luiza, Marília e Kérley elogiaram a escolha de Yan por fazer uma monografia sobre charges. “O seu trabalho me fez pensar como não nos aprofundamos sobre as charges no curso, aprendi bastante sobre o assunto com seu TCC”, afirmou Marília. Ela incentivou o jovem a prosseguir pesquisas sobre o tema e a transformar o trabalho em artigo.
A professora de Fotojornalismo Luiza Martin acredita que as charges são importantes para que no futuro as pessoas entendam como a sociedade atual reagiu a momentos históricos como a pandemia do Coronavírus. A avaliadora sugeriu que Yan organize melhor as categorias de análise.
Após a deliberação da nota pela banca, em chat separado, Kerley destacou o trabalho de seu orientando. “Seu trabalho como artista é admirável e como aluno você sempre provocava reflexões com os seus comentários em sala de aula”, elogiou. O trabalho, que segundo a doutora é inédito pelo tema e recorte feitos pelo acadêmico, foi aprovado com nota 9.