Jornalista formada pelo Ielusc vence Prêmio Adjori
A jornalista Mariana Costa, egressa da Faculdade Ielusc, é a vencedora do 21º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo na categoria Acadêmica, trabalho de graduação. O resultado foi anunciado na noite de quarta-feira, em solenidade on-line, apresentada pelo jornalista Mário Motta e transmitida pelo Youtube.
Mariana levou o prêmio por sua monografia “Siga o Fio: uma análise das threads do jornal Folha de S. Paulo no Twitter”. Com orientação da professora Lívia Vieira, a estudante utilizou a análise pragmática da narrativa, proposta por Luiz Gonzaga Motta. Em sua pesquisa, Mariana também entrevistou o jornalista Mateus Camillo, idealizador do uso das threads na Folha.
Thread – fio em inglês – é uma sequência de microtextos no Twitter, utilizado para contar uma história. Em seu estudo, Mariana analisou 14 threads da conta oficial da Folha, escolhidas entre aquelas que obtiveram mais de mil retweets e curtidas. “É uma forma de preencher lacunas de desinformação nos casos em que um episódio gera muitas notícias fragmentadas”, explicou. Esse novo formato vem conquistando leitores jovens, na faixa de 25 anos e obtém bom engajamento.
Este ano, o Prêmio Adjori recebeu a inscrição de mais de 300 trabalhos, que foram analisados por quatro diferentes comissões julgadoras, integradas por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação. No total, 32 jornais e 13 produções acadêmicas disputaram troféus e menções honrosas.
A coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, professora Marília Moraes, afirmou que o Prêmio Adjori é um incentivo à prática do bom jornalismo, tão necessário à sociedade. “A conquista de Mariana mostra, mais uma vez, a qualidade das produções acadêmicas do Jornalismo Ielusc, mostra que estamos no caminho certo.”
Durante a cerimônia, Mario Motta destacou a participação da Faculdade Ielusc, que inscreveu o maior número de trabalhos na categoria Acadêmica. Também foram finalistas do prêmio os egressos André Lima, Liandra Tank e Helena Bosse Mendes de Souza.