Curso de Jornalismo do Ielusc completa 23 anos
Para marcar os 23 anos do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, uma série de depoimentos de profissionais formados pela instituição começou a ser divulgada no Instagram (@jornalismoielusc).
Desde 1998, a Faculdade Ielusc já formou 508 jornalistas. O primeiro dia de aula aconteceu justamente no Dia do Repórter, 16 de fevereiro. Desde então foram ministradas 68.800 aulas – sem contar as disciplinas optativas e oficinas de férias.
Com conceito 4 no MEC, isto é, um conceito forte, o corpo docente do curso de Jornalismo tem 15 professores: 8 doutores, 6 mestres e 1 especialista. Entre os professores também há egressos da Faculdade Ielusc, como as mestras Maiara Maduro e Luíza Martin, e os doutores João Kammradt, Matheus Mello e a coordenadora do curso Marília Crispi de Moraes, que foi aluna da segunda turma.
O primeiro curso de Jornalismo da região também foi pioneiro na criação e um veículo nativo digital. A Revi nasceu em 1998, numa época em que outros veículos de comunicação de Joinville faziam apenas a transposição de conteúdos do impresso para a versão on-line.
Desde o mês de maio de 2000, os estudantes produzem o jornal laboratório Primeira Pauta. Já são 154 edições, inclusive com reportagens premiadas. Para a coordenadora do curso Marília Moraes, a Faculdade Ielusc tornou possível a profissionalização do mercado de comunicação não só em Joinville, mas em toda a região. Entre os jornalistas de outras cidades estão Misael Freitas, formado em 2016, e Linda Tomelin, graduada em 2006. Ambos têm em comum a gratidão pelos profissionais da instituição.
Misael é editor-chefe do Correio do Povo e da OCP News, em Jaraguá do Sul. Ele destaca os debates em sala de aula como os melhores momentos do curso. Linda é comunicadora da rádio 89 FM, de São Bento do Sul. “O Ielusc significou para mim uma ponte entre o sonho de uma menina que queria fazer jornalismo e hoje é uma mulher cada vez mais responsável”, define.
Há egressos do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc trabalhando em diversos lugares do Brasil e do mundo, tanto em grandes empresas de comunicação, como Rede Globo, Estadão, Band, Veja quanto em veículos regionais, hiperlocais, independentes, além de assessorias de comunicação, produção e edição de vídeo, fact checking, jornalismo de dados, consultoria, jornalismo ambiental, jornalismo esportivo, cultural, segurança pública, docência, entre outras áreas. No próximo dia 15 de março, mais uma turma inicia seus estudos.
Veja, abaixo, depoimentos de dois egressos.
*A foto de capa é da formatura da segunda turma, que ingressou em 1999.