Na tela: Ielusc realiza formatura on-line
Foi com a auxílio da tecnologia que a Faculdade Ielusc realizou a colação de grau em gabinete de mais 55 profissionais. A cerimônia ocorreu na quinta-feira, em duas sessões. Na primeira, às 19 horas, graduaram-se os formandos de Educação Física (bacharelado e licenciatura), Fonoaudiologia e Nutrição. Depois, a partir das 20h, foi a vez de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas para Internet.
No auditório da unidade Saguaçu estiveram presentes o diretor geral Silvio Iung, os coordenadores dos cursos envolvidos e os estudantes juramentistas. Todos os demais formandos, o diretor do Ensino Superior Paulo Aires, professores e convidados participaram da colação de grau de forma remota, ou seja, por videoconferência. A formatura foi transmitida pelo canal da faculdade no Youtube. Até a tarde de sexta-feira, o vídeo teve 1.032 visualizações.
Colação de grau em gabinete é aquela organizada pela própria instituição, sem o trabalho de empresas de eventos. Sara Lins fez o juramento da turma de Jornalismo. “Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais através da análise crítica da sociedade, usando de bom senso dos meios de comunicação, de modo a contribuir por um futuro mais digno e justo para todos”, jurou.
Marília de Moraes, coordenadora do curso de Jornalismo, homenageou os estudantes com um discurso sobre resiliência. Ela relembrou as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos, como viagens de ônibus até Joinville, trabalho em chão de fábricas para custear estudos, superação de traumas, o luto pelo falecimento precoce de um colega e a exaustão relacionada à pandemia. “Vocês venceram. Que bom que foram forjados na resiliência, pois esta é uma das qualidades, ao lado da empatia e do conhecimento, que um jornalista precisa ter para desempenhar a missão de mostrar a realidade a quem nem sempre está disposto a enxergá-la”, afirmou.
Publicidade e Propaganda contou com o maior número de formandos: vinte. O coordenador Vinícios Neves relembrou momentos marcantes da turma, como a reformulação do EPPA, principal evento do curso. A coordenadora do curso de Sistemas para Internet, Kérley Winques, destacou que é possível e necessário utilizar a tecnologia em favor da empatia e da solidariedade para a construção de uma sociedade melhor.
Em sua mensagem, o Diretor Geral Silvio Iung desejou sucesso aos formados. “É com pessoas com capacidade reflexiva, com olhares diferenciados, que teremos a condição de evoluirmos como país. A nossa faculdade existe para ajudar a transformar a sociedade”, afirmou.