Cobertura do futebol é tema de monografia
Por Vinicius Sprotte
Apaixonado por jornalismo esportivo, o estudante Israel Antunes apresentou a monografia “A compreensão de jornalistas esportivos catarinenses sobre a cobertura jornalística de futebol e do futebol”. A defesa do TCC (trabalho de conclusão de curso) aconteceu de forma on-line, no dia 8 de julho. O professor Matheus Mello, doutor em Jornalismo, orientou Israel e a banca avaliadora contou com os professores Sandro Galarça e Marília de Moraes. Vários jornalistas já formados pela Faculdade Ielusc assistiram à apresentação.
Compreender quais aspectos os jornalistas esportivos catarinenses elencam como mais importantes em uma cobertura jornalística de futebol e identificar que critérios os comunicadores consideram como os mais decisivos em uma partida de futebol foram os principais objetivos da pesquisa.
Israel entrevistou 30 jornalistas esportivos de Santa Catarina, por meio de um questionário objetivo. A maioria dos respondentes considerou os aspectos táticos, técnicos, históricos e estatísticos do futebol como fundamentais para uma cobertura jornalística. Os jornalistas esportivos entrevistados atribuíram menor relevância a critérios que fazem alusão a áreas do entorno futebolístico.
Após a apresentação, Galarça comentou que o trabalho levanta várias questões que podem ser aprofundadas em futuras pesquisas, como, por exemplo, a pouca participação feminina no jornalismo esportivo catarinense, já que Israel mostrou a dificuldade para encontrar comunicadoras esportivas. “Tentei mesclar a minha pesquisa, trazendo números próximos de homens e mulheres, mas em algumas cidades como Concórdia e Tubarão, foi difícil de encontrar jornalistas mulheres”, explica.
Sandro elogiou o texto do acadêmico e o aconselhou a modificar as considerações finais da monografia. “Busque fazer uma escrita mais humanística, pois está muito matemático o seu trabalho”, aconselhou.
Marília começou a avaliação falando dos agradecimentos do acadêmico a pessoas queridas por ele. “Me emocionei. Sua amizade com o Kaue, a parceria com o seu orientador e a homenagem aos seus familiares são muito tocantes. Temos que valorizar as nossas raízes”, destaca. Além disso, a jornalista também gostou do texto do estudante de Jornalismo. “Seu trabalho foi prazeroso de acompanhar, bem escrito e organizado”, elogia.
Entre as considerações finais de Marília, ela aconselhou Israel em próximas entrevistas a buscar compreender o que leva as pessoas a darem determinadas respostas. E terminou as análises sobre a monografia, sugerindo ao comunicador a dar continuidade a pesquisa, produzindo artigos e até mesmo livros.
Ao final da avaliação, Israel foi aprovado com nota 9,5.