Restauração de veículos antigos é a paixão de pai e filho
Cassiano e Jairo restauram bicicletas, motos e carros por quase 30 anos em Joinville
Joinville é uma cidade industrial, onde as novas tecnologias têm dominado o espaço de trabalho e as vidas das pessoas. E a cidade abriga várias concessionárias. Em ruas como a Doutor João Colin é comum se deparar com diversas concessionárias, todas anunciando carros novos e de alta tecnologia. Mas também é o lar de veículos clássicos. Jairo e Cassiano dos Santos são pai e filho e ambos se dedicam à restauração de veículos clássicos há quase 30 anos. Hoje, eles contam com um acervo de quase 30 bicicletas, 14 motos e um carro Ford Galaxie 1980, tudo em perfeito estado e funcionando.
Cassiano, 40 anos, e o pai, 68 anos, começaram com as restaurações em 1990. Jairo era apaixonado por lambretas desde que se lembra. Ele conta que quando os filhos eram pequenos a motoneta era usada para carregar a família de um lado para outro na cidade. Agora, ele ri ao se lembrar de tempos mais simples.
Se Jairo já era apaixonado por veículos antigos, Cassiano nasceu com essa paixão multiplicada. Pai e filho começaram as restaurações como um hobbie: primeiro iniciaram com as bicicletas. O acervo já chega a 30 exemplares, mas 20 ainda estão aguardando a finalização. Atualmente, Cassiano é mecânico em uma automotiva e seu pai é aposentado.
As motos já são um pouco mais complicadas, além do trabalho de solda também precisam da restauração na parte mecânica e elétrica. Tudo é feito pelos dois em uma oficina de quatro cômodos em frente a sua casa. Lá dentro, cada peça tem o seu lugar. Um dos cômodos é reservado apenas para as bicicletas, outro para as motos, um para o carro – que é a estrela da coleção – e o último é usado para acomodar os veículos que estão no processo de restauração.
Entre as 14 motos, existem Yamaha, JAVA, Monark, entre outras. Uma das queridas de Cassiano é a BSA 250, infelizmente a motocicleta ficou quase 15 anos parada na oficina depois de ser adquirida pelos Santos. Como era um veículo único, encontrar as peças originais foi uma tarefa difícil. A restauração só começou quando a Inglaterra saiu da União Europeia em 2018, o que facilitou o comércio com outros países. Para Cassiano, isso permitiu que as peças fossem compradas online com maior facilidade. “Quando se dividiu a União Europeia começaram a vender, então comprei muita coisa importada”, contou. E tudo é comprado pelo site americano eBay.
“Uma moto dessas, para você restaurar pagando a mão da obra e tudo, vai gastar em média 30 à 35 mil reais”, explicou Cassiano. Porém, como os Santos fazem toda a mão de obra sozinhos, exceto a pintura, a restauração sai por um valor bem menor, se resumindo praticamente a compra das peças. E eles só fazem a compra quando tem certeza que aquela parte é difícil de achar e vai demorar para aparecer no mercado novamente. “Se você vai importar, tudo que é dos Estados Unidos hoje tá assim: a peça é 50 dólares, o frete 20 dólares e a taxa de tarifação é 70 dólares”, disse. Segundo Cassiano, depois que o processo de restauração é feito, o veículo vende bem, mesmo que demore um pouco.
Mas todo esse cuidado de pai e filho pelos veículos não é direcionado à venda, e nem à exposição. Todos são relíquias únicas da coleção e permanecem dentro da sua oficina, ou até na própria casa. Só para ligar e andar com tudo é um final de semana inteiro.
A estrela da coleção de Cassiano é um Ford Galaxie branco, que fica guardado na oficina e tem um cômodo só para ele. Só a mão de obra, como a parte de funilaria, mecânica e elétrica que é feito pelo mecânico, ficaria em torno de 25 mil reais se fosse feito em uma mecânica. Isso não inclui o preço das peças, já que Cassiano perdeu a conta de quanto foi gasto.