O que Atlanta pode nos ensinar:
Por Henrique Duarte
Perigo e tensão em um tiroteio que começou por uma briga de trânsito. Três personagens principais e uma cena que até hoje não tem um desfecho. A primeira cena de Atlanta (2016) anuncia o que a série representa ao longo de duas temporadas.
A comédia dramática criada, dirigida e protagonizada por Donald Glover, conhecido no mundo musical como Childish Gambino. A produção coleciona prêmios importantes como Melhor Série de TV ou Comédia e Melhor Ator Principal de Comédia no Globo de Ouro de 2017, além de cinco premiações no Emmy.
A série mostra a vida de Earn, um jovem que largou a faculdade para se aventurar no meio musical gerenciando a carreira do primo Alfred, rapper conhecido como Paper Boi. No decorrer dos episódios, a série evidencia os abusos da indústria fonográfica, mostrando a dominação de uma elite branca como detentores das grandes companhias que exploram os talentos de artistas negros.
Além das críticas à indústria musical, a série aborda temas de cunho social como racismo, pobreza e violência dentro do contexto de Atlanta. Historicamente, a cidade lida com essa realidade. Segundo dados do FBI de 2016, Atlanta é uma das 20 cidades mais violentas dos EUA. Contudo, a cidade hoje também é conhecida como berço do Hip Hop — esse posto ganhou força na década de 90 após aparições dos artistas Usher, TLC e Outkast nas paradas de sucesso.
A série é inteligente, crítica e engraçada. Os personagens interpretam pessoas comuns, imperfeitas, com individualidades profundas, fazendo o espectador se identificar com cada um deles. Glover revela a fragilidade do personagem, um jovem inseguro em suas escolhas, fazendo com que ele tome atitudes erradas ao longo da trama.
Tudo no seriado é feito com esmero. Várias cenas imprimem significamente os sentimentos e dificuldades de cada indivíduo. A fotografia das cenas com tons cinzas expressa as tensões que os personagens passam. Cada vez que o espectador absorve esse drama é quebrado pelo humor constante que as cenas proporcionam. Afinal, o humor em Atlanta é totalmente diferente das produções de comédia tradicional, muitas cenas de humor são construídas de forma lenta, complexa e silenciosa.
Atlanta, produzida pelo canal FX tem duas temporadas disponibilizadas pela Netflix. Os episódios não passam de 35 minutos de duração.