Projetos arrecadam tampinhas plásticas em favor da causa animal
Por Heloisa Krzeminski
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados. No país, a Lei Federal nº 9.605/98 prevê como crime o abandono e maus tratos de animais. Contudo, a criminalização não impede que todos os anos milhares de cães e gatos sejam abandonados por seus tutores em todo o Brasil. É nesse contexto que surgem iniciativas para conter esse número e dar melhores perspectivas de vida para os bichinhos.
A ONG Patinhas Carentes, criada em 2018, é responsável por promover campanhas de esterilização de animais de rua ou pertencentes as famílias de baixa renda. Além de promover sustentabilidade a fim da preservação e conservação do meio ambiente.
Em conjunto com a vereadora Tânia Larson, a ONG iniciou o Projeto Tampinhas, também em 2018. No início, o objetivo era arrecadar tampinhas plásticas que seriam convertidas em recurso para a vacinação de animais. Porém, Tânia explicou que após analisar as ações o propósito do projeto precisava ser outro. “Foi verificado uma crescente necessidade de investir em castração, pois a superpopulação de animais nas ruas estava cada vez maior”, acrescentou. “Por isso, desde setembro de 2019 todo valor da venda vai integralmente para castração de cadelas em áreas de descarte e algumas áreas carentes.”
As tampinhas coletadas pelo projeto são vendidas como sucata e recebem uma nova funcionalidade depois de derretidas, se transformando em vasos e vassouras, por exemplo. O valor arrecadado varia de acordo com a quantidade de tampinhas coletadas. “Na última venda, por exemplo, de março a julho foram arrecadados 2.571 quilos de tampinhas, que foram vendidas a R$1,10 o quilo e totalizaram R$ 2.828,00”, contou a vereadora. Com esse valor, 30 fêmeas caninas foram castradas e examinadas.
Por isso, o papel do projeto é fundamental para a causa animal. De acordo com Tânia, a castração desses animais é importante para controlar a superpopulação de animais de rua e evitar doenças como: Piometra (infecção uterina), tumor mamário nas fêmeas, câncer de testículo e de próstata nos machos.
Coleta independente
A influencer de lifestyle Morgana Dias coleta tampinhas pela cidade de forma independente em parceria com sua amiga Bruna Brati Teodoro. A divulgação ocorre por meio das redes sociais. “Na prática, as pessoas que nos seguem vão juntando e quando atingem uma quantidade significativa nos entregam diretamente ou levam até um dos postos de coleta”, contou. Como o valor pago pelo quilo das tampinhas é pequeno, a dupla aguarda reunir uma quantidade significativa de tampinhas para vender. “Nas duas entregas que já fizemos, beneficiamos cães e gatos de aldeias indígenas de Araquari.”
A ideia de coletar as tampinhas de forma independente surgiu da vontade de desenvolver o próprio projeto para beneficiar outros animais, além daqueles já assistidos por outros projetos, como o da ONG Patinhas Carentes. “Sabíamos que as voluntárias/ONGs que já arrecadavam tampinhas na cidade, contavam com o apoio de muitos parceiros”, explicou.
Para contribuir com o Projeto Tampinhas, basta levar a doação nos pontos de coleta distribuídos em Joinville disponibilizados no site, ou via WhatsApp (47) 99282-8242 para solicitar que busquem em sua residência.