Voluntários resgatam e protegem gatos de rua desde 2019
Desde 2019 a GatoLândia é uma instituição que vem resgatando e protegendo os gatos da cidade. Mais de 200 animais já passaram pelas mãos dos voluntários do projeto. Patrícia Krieger é a organizadora e fundadora da Gatolândia, por anos ela resgatou junto com os seu marido gatos abandonados na cidade de Joinville.
“Começou naturalmente, como somos gateiros e apaixonados por gatos. Sempre que um gato cruzava nosso caminho, a gente trazia pra casa, cuidava e doava. A Gatolândia surgiu desse amor pelos gatos”, contou Patrícia. Mas foi somente em 2019 que resolveu transformar o seu trabalho em um projeto oficial. Junto com duas amigas criaram a Gatolândia e montaram uma rede de sócios para ajudar na doação dos animais resgatados. Para ajudar a custear os gastos com medicamentos, veterinários e alimentação criaram uma venda de camisetas e produtos inspirados em gatos.
Hoje, eles abrigam 50 gatos e esse número é contínuo. Sempre que um animal é adotado, outro é resgatado. Como não possuem uma sede fixa, os gatos ficam distribuídos entre as casas das 19 voluntários, que arcam com os custos de alimentação. Infelizmente, a Gatolândia não pode abrigar todos os gatos de rua que encontram, mas as voluntários fazem o melhor que podem.
Mensalmente, os gastos com veterinário ficam em uma média de cinco mil reais, que são pagos através de doações, venda de produtos e rifas. Mas existem situações que ultrapassam esse valor, quando ocorrem casos de resgates e o animal precisa passar por internação ou cirurgias.
Todo esse cuidado que as voluntários têm para manter a qualidade de vida dos gatos também é presente na hora de escolher um um adotante. Cada pessoa que se interessa por um dos animais sob a responsabilidade da Gatolândia deve responder um questionário base, onde é verificado o interesse e a responsabilidade do possível adotante.
Além disso, Patrícia sempre informa quais são os principais cuidados necessários para se ter um gato, como qual ração dar e a importância de um ambiente telado. Os gatos são animais naturalmente curiosos, por isso o uso de telas na casa ou apartamento é indispensável para evitar possíveis fugas e os machucados que podem ocorrer a partir delas. Para ter certeza da segurança oferecida pelos adotantes, os voluntários entregam os animais diretamente da casa das pessoas e aproveitam para inspecionar o ambiente. Toda essa dedicação é indispensável para garantir a qualidade de vida dos animais.
Ficou interessado em conhecer mais sobre a Gatolândia? Acesse o perfil deles no Instagram! Lá você pode ver fotos de todos os gatos disponíveis para adoção e o processo de resgate e cuidado feito pelos voluntários.