Brasileiro se inspira em casas tradicionais japonesas para ilustrar arquitetura oriental
Por Heloisa Krzeminski
O interesse pela arquitetura influenciou o artista Arthur Ortega a dar início a seus desenhos arquitetônicos em 2016 quando seu bairro passou por um processo de urbanização, o que acarretou na demolição de casas antigas da vizinhança. Seu objetivo era manter a memória dessas casas vivas ao ilustrar suas fachadas.
Por viver toda a infância e adolescência em São Paulo, Ortega cresceu cercado pela cultura japonesa muito presente no bairro Liberdade. A partir daí, decidiu unir suas duas paixões e passou a ilustrar prédios tradicionais e arquitetura japonesa, mesmo nunca tendo visitado o país do sol nascente.
Arthur se formou na área de TI, apesar de sempre ter nutrido o apreço pela arquitetura. Diante disso, fez cursos básicos sobre perspectiva e desenhos com Eduardo Bajzek, arquiteto e urbanista premiado pela American Society of Architectural Illustrators, para se desenvolver mais em seu hobby. Além disso, participava de eventos de arquitetura urbana como o Urban Sketchers, em São Paulo.
Passear pelas ruas do Japão no Google Street View é seu principal recurso para encontrar casas e prédios com detalhes e aspectos interessantes e dar vida às suas ilustrações. Depois, faz um sketch a lápis para ter uma ideia do tamanho e proporções do desenho antes de contornar com nanquim a prova d’água. “Eu também gosto de colocar alguns detalhes que balanceiam o desenho, acredito que eu tenha alguma coisa de perfeccionismo, gosto quando o desenho tem um certo peso no chão e objetos na lateral que deem uma simetria”, disse.
Hoje, Arthur Ortega ainda considera suas ilustrações como hobby, mesmo que elas sejam fonte de seu sustento. “Com a venda de prints (reproduções) e comissionados, já consegui sair do meu trabalho antigo na área de TI”, explicou.
Visitar o Japão é um de seus sonhos. Ter a sensação de estar dentro de seus desenhos e enxergar mais detalhes dos prédios japoneses para enriquecer suas ilustrações está entre seus planos. Conheça mais o trabalho de Arthur Ortega no Instagram ou site.