A ética da Vaza Jato é tema de monografia
A acadêmica Mayara Gabriele Rosa escolheu como tema de pesquisa para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) “A ética da Vaza Jato: uma análise das quatro primeiras reportagens do The Intercept sobre a Lava Jato”. A apresentação aconteceu na noite desta quarta-feira (8). O professor João F. H. Kamradt orientou a pesquisa e a banca avaliadora foi composta pelos professores Leandro Otto Hofstatter e Marília Crispi de Moraes.
A pesquisa tem como objetivo compreender a forma como o jornal The Intercept “fundamento a narrativa de necessidade de exposição dos conteúdos hackeados dentro do conceito de ética jornalistica”, explicou Maiara.
Para atingir esse objetivo a acadêmica analisou algumas reportagens do jornal sobre a operação Vaza Jato que continham informações hackeadas. Essas reportagens foram comparadas com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
A acadêmica concluiu que as duas maiores controvérsias éticas encontradas nas reportagens foram as de o conteúdo ter sido hackeado e de o The Intercept não ter ouvido ambos os lados da história. Entretanto, como ponto positivo, Mayara comentou sobre o jornal ter sido transparente com os leitores.
A professora Marília elogiou a preocupação da acadêmica com a ética no jornalismo e sua ideia de pesquisa. “ Estudar um caso específico do The Intercept que é um caso emblemático para o jornalismo brasileiro à luz do código de ética, na minha opinião, é bastante instigante”, comentou. A acadêmica foi aprovada com nota 7,5.