Redmann flui entre amor e política em produção experimental, “Entre Bares e Motéis”
Por Henrique Duarte
Com versos profundos, ‘Entre Bares e Motéis’ é o primeiro videoclipe produzido pela Guilda © — coletivo artístico de Joinville — em 2022. O artista local Redmann, 19 anos, entregou na primeira quinzena de fevereiro uma produção que experimenta trap e boombap. O instrumental do single traz o que tem de melhor entre os dois gêneros Rap.
Redmann mistura amor e política em versos que fogem da arquitetura padrão das produções comerciais dentro do gênero. A métrica experimental é uma das características de Redmann, “Podem esperar que os meus próximos sons virão com cada vez mais experimentações dentro do gênero do Rap e também de outros gêneros”, diz o artista. Para o cantor, o foco das produções é a inovação, criatividade e a liberdade artística.
O artista conta que o processo criativo das músicas se assemelha muito a uma terapia.“Quero cada vez mais perder o medo de falar coisas que incomodam. Todos nós temos anjos e demônios, é a lógica da vida’’, ressalta. Na filosofia oriental, as energias opostas são representadas pelo ‘Yin Yang’. Segundo os chineses, o bem e o mal são equilibrados e se complementam em um movimento constante.
Mesmo com temáticas diferentes, o processo audiovisual é semelhante à produção anterior, ‘Lost in Translation’. O conceito de utilizar gravações armazenadas ao longo do tempo pelo coletivo, é uma das características do produtor Kiko. ‘’Lost in Translation é uma vibe mais romântica e também é utilizada em algumas cenas do filme. “Entre Bares e Motéis” é experimental, onírico’’, ressalta o videomaker. Importante frisar a parceria entre os dois artistas na produção do clipe. foram alguns meses de planejamento e montagem das cenas antes do single ser lançado nas plataformas digitais.
Redmann conta sobre o novo álbum que será lançado dia 15 de maio. ‘Autorretrato-Quebrado’ é uma experimentação de boombap com instrumentais do beatmaker Chiarelli, de Belo Horizonte, e também conta com um instrumental do DJ Nen, também membro da Guilda © . “Estou ajustando alguns detalhes para que fique do meu jeito. As faixas estão absurdas, intensas, agressivas e melancólicas. O álbum tá lindo’’, ressalta.
Spotify & artistas independentes
A precarização das plataformas de streamings com artistas independentes causa incômodo para a classe que está tentando produzir. Grande parte afirma que existe um monopólio da plataforma, atrapalhando o desenvolvimento artístico. “Artistas que já são consolidados dentro do mainstream são ainda mais beneficiados pela plataforma, fazendo com que artistas independentes sejam ofuscados’’, afirma Redmann.
“Redmann – Entre Bares e Motéis’’ está disponível no Youtube e Spotify. O clipe ultrapassou as 250 visualizações.
Ficha técnica: Letra e voz: Redmann; Produção: Zxka47; Videoclipe produzido por Kiko @kikowzz e fotografia de Kiko e Redmann