Equipe que irá representar o Brasil no Mundial de LoL tem grupo definido
Campeonato acontece de 29 de setembro a 5 de novembro, em cidades do México e dos Estados Unidos
No último dia 11 aconteceu o sorteio da Fase de Grupos do campeonato mais importante de League of Legends do mundo. A LOUD, equipe brasileira que irá disputar a competição, conheceu seus adversários e não terá um caminho fácil pela frente.
O Mundial de League of Legends, mais conhecido como “Worlds”, é o torneio mais esperado do ano na modalidade, tanto pelos jogadores quanto pelos torcedores. Ele acontece uma vez por ano, sempre entre setembro e novembro, que é quando todas as ligas já têm seus representantes definidos.
O Worlds 2022 conta com três fases: fase de entrada, fase de grupos e fase eliminatória (quartas de final, semifinais e final). O campeonato é composto por 24 equipes, representantes de 11 ligas regionais: América do Norte (LCS), América Latina (LLA), Brasil (CBLOL), China (LPL), Coreia do Sul (LCK), Europa (LEC), Japão (LJL), Oceania (LCO), Sudeste Asiático (PCS), Turquia (TCL) e Vietnã (VCS).
Pelo formato do campeonato, algumas ligas mais tradicionais no cenário sempre levam mais de um representante para a disputa, diferente do Brasil, que desde sua primeira participação sempre levou apenas uma equipe. O critério utilizado é o desempenho de cada região nas edições anteriores do mundial. China, Coreia do Sul e Europa, por exemplo, contam com quatro equipes cada no campeonato.
O representante brasileiro deste ano é a LOUD, que conquistou a vaga após vencer pela primeira vez o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends). A final, disputada em uma série de melhor de cinco partidas, foi vencida de forma tranquila pela LOUD. A partida terminou em 3 a 0 contra a tradicional equipe paiN Gaming, três vezes campeã do campeonato em anos anteriores.
Sobre a LOUD
Fundada em 2019 por criadores de conteúdo, desenvolvedores e experts em Marketing Digital, a LOUD é uma organização de eSports (esportes eletrônicos) e uma companhia de lifestyle. Ficou conhecida e conquistou grande parte de seus fãs ao disputar campeonatos de Free Fire, jogo mobile do gênero battle royale.
A LOUD ingressou no cenário competitivo de League of Legends quando em 2021, o CBLOL mudou seu formato de competição para o sistema de franquias. Antigamente, o campeonato brasileiro era constituído por três divisões, denominadas como “tier 1”, “tier 2” e “tier 3”, que era como se fosse a primeira, segunda e terceira divisão do torneio.
O sistema de franquias consiste em apenas uma divisão, onde dez equipes disputam o título, sem rebaixamento. Quem decide quais times participam do campeonato é a Riot Games Brasil, empresa organizadora do campeonato. Os selecionados a participarem da disputa passam a ser sócios do torneio. Além da divisão principal, o CBLOL, também há o CBLOL Academy, que serve mais para revelar novos talentos no cenário.
Portanto, após toda essa mudança, a LOUD foi uma das organizações aprovadas para participar do campeonato. Neste ano, a equipe venceu seu primeiro título do CBLOL e conquistou também a vaga para representar o Brasil no mundial.
LOUD no Worlds 2022
A LOUD inicia o torneio na primeira fase, a fase de entrada, composta por dois grupos. O grupo dos brasileiros é o “grupo A”, que contém as seguintes equipes: FNATIC (LEC), Beyond Gaming (PCS), DetonatioN Gaming (LJL), Evil Geniuses (LCS) e Chiefs Esports Club (LCO).
Não será parada fácil para os brasileiros, nesta primeira fase, apenas duas equipes de cada grupo avançam para a fase de grupos. Vale destacar que, desde que a fase de entrada foi implementada no formato de disputa do mundial, nunca nenhuma equipe brasileira passou desta fase.