Primeira noite de bancas do curso de Jornalismo contou com apresentações de monografias e projetos experimentais
Por: Beatriz Sá, Hayana Donati e Leonardo Budal
Na noite de quinta-feira (09) começaram as bancas de projetos experimentais e monografias dos alunos da 8ª fase do curso de Jornalismo. O primeiro dia contou com um total de quatro apresentações, com início às 19h.
A nota dez da noite: Um estudo de caso da newsletter Bits to Brands
O aluno Guilherme Martins produziu, com orientação da professora Luíza Martin, se debruçou sobre a Bits to Brands, destacando como o modelo de newsletter se comporta como veículo de comunicação e qual é sua relação com o jornalismo.
O acadêmico analisou vários pontos da empresa, além de trazer uma discussão sobre novos meios de comunicação. Em sua monografia, Guilherme abordou assuntos como a definição de jornalismo e como fazê-lo em nossa atualidade, “Um tema bem atual e relevante”,destacou a professora Anna Letícia. Seu trabalho foi aprovado com nota máxima, sendo o mais bem avaliado da noite.
Jornalismo Colaborativo no WhatsApp do Balanço Geral Joinville
Para analisar o uso do jornalismo colaborativo por meio do WhatsApp no programa Balanço Geral Joinville, o acadêmico Anderson da Silva Marques analisou em sua monografia a importância do aplicativo no telejornalismo atual, com o título “Jornalismo colaborativo: análise do uso do WhatsApp no Balanço Geral Joinville da NDTV Record TV”. Ele também analisou a participação e a espontaneamente entre o público e o telejornal, por meio dos comentários (engajamento) nas redes sociais e na forma em que o telespectador participou durante 5 edições do programa.
A pesquisa teve orientação da professora Maiara Maduro e contou com a avaliação das professoras Marília Crispi de Moraes e Keltryn Wendland. Anderson foi aprovado e recebeu nota 8,5.
Projeto experimental: De lá pra cá.
Os estudantes Bernardo Gonçalves e Marcelo Henrique, apresentaram o projeto experimental em formato de documentário intitulado de “De lá pra cá: o esporte como inclusão de imigrantes que vivem em Joinville”. O objetivo do projeto foi produzir um documentário em média metragem abordando a importância da inclusão dos imigrantes no esporte em Joinville.
Para os acadêmicos o esporte tem sido uma importante ferramenta de apoio. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam na percepção da participação de cada um na sociedade, e de como o esporte pode acolher esses imigrantes.
Os acadêmicos foram orientados pelo professor Sandro Galarça, e contou com a avaliação dos professores Matheus Simões Mello (Unifesspa) e Luiza Martin da Rosa. O projeto foi aprovado e recebeu nota 9,5 da banca.
O documentário De Lá Pra Cá, foi dividido em 4 capítulos e já está disponível para o público no YouTube.
Em meio à morte: um podcast sobre trabalhadores da área mortuária
Na quinta-feira, (08/12), os alunos Arthur Lincoln Ferreira e Roger Cardoso dos Santos apresentaram seu Projeto Experimental “Em meio à morte: um podcast sobre trabalhadores da área mortuária”. Todo o esforço e dedicação dos estudantes lhes garantiram uma nota 9,5. Além de aprovados, eles foram muito elogiados pela banca examinadora. O projeto contou com a orientação da professora Anna Letícia Pereira de Carvalho, e com a avaliação das professoras Maiara Carvalho Batista Maduro e Marília Crispi de Moraes.
O projeto, em formato de podcast, trouxe entrevistas com trabalhadores da área mortuária, e tinha como objetivo entender a vida desses trabalhadores. Os alunos escolheram o tema pois segundo eles a morte é um tabu, e eles queriam falar sobre o assunto de uma forma mais leve e descontraída.
A escolha de fazer um podcast surgiu pela facilidade de ouvir durante o dia a dia. De acordo com os estudantes, os podcasts Escafandro, Finitude e Pod Pah além dos programas de televisão Provocações e Cidade Ocupada, serviram de inspiração para criar o podcast produzido por eles.
“Gostei muito, achei bem interessante o trabalho de vocês, adorei a proposta, foi leve e dá margem para a curiosidade”, apontou a professora Marília Crispi de Moraes, que cumpunha a banca examinadora. O podcast Em meio à morte, produzido pelos estudantes, está disponível para ouvir no Spotify.