Emoção marca primeira noite de bancas do Jornalismo
A temporada de bancas do curso de Jornalismo começou na noite de ontem. O público acompanhou as apresentações de três projetos experimentais e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Com uma reportagem multimídia sobre violência política de gênero, a estudante Maria Luíza Venturelli levou a banca avaliadora, composta pelas professoras Valdete Daufemback e Marília Moraes, às lágrimas.
Maria Luíza entrevistou mulheres vítimas de violência política e também especialistas no tema na reportagem “Por todas nós”, dividida em quatro capítulos. “Através da denúncia desses casos pelo jornalismo, da união e do engajamento coletivo, penso que é possível construir uma sociedade mais justa, onde todas as mulheres tenham a liberdade de participar plenamente da esfera política, sem medo de violência ou discriminação”, afirmou a estudante.
Emocionada, a professora Valdete destacou a importância do trabalho de Maria Luíza. Depois discorreu sobre as diversas formas de manifestação do machismo na política. A professora Marília declarou-se “orgulhosa” do resultado alcançado pela estudante. “Você fez jornalismo de gente grande!”, elogiou. Coube à orientadora do projeto, professora Maiara Maduro, a tarefa de anunciar a nota de Marial Luíza: dez.
Moda e Cinema
O projeto experimental Moda em Frame trouxe conteúdo audiovisual sobre os figurinos utilizados no cinema. Em entrevistas com profissionais do ramo, os três episódios abordam a história do figurino no cinema; a criação de figurinos em um roteiro; e como a história pode ser contada através das vestimentas. Além do material em vídeo, os estudantes Mariana Murara e João Gabriel da Silva também produziram conteúdo para o Instagram.
Com orientação da professora Kérley Winques, o Moda em Frame também contou com a colaboração dos estudantes de Publicidade e Propaganda Ernst Stobberg, responsável pela identidade visual, e Juliana Lorena, que auxiliou na gravação de reels sobre os bastidores. Marcus Hoffmann, aluno de Jornalismo, auxiliou nas gravações e tratamento de imagens. As professoras avaliadoras, Mariê Ribeiro e Bárbara de Jesus, elogiaram a iniciativa e os resultados obtidos. “Vocês conseguiram aliar dois assuntos extremamente importantes para a cultura”, afirmou Mariê. O projeto recebeu nota máxima.
A luta da periferia
A aluna Ana Carolina de Jesus apresentou uma fotorreportagem em e-book sobre comunidades periféricas de Joinville. Com ênfase nas imagens, “Nossa luta diária” mostra uma visão de como são os bairros distantes e esquecidos pela área central e como é a rotina de seus moradores. Ela também utilizou mapas para mostrar dados sobre a desigualdade socioeconômica entre a população da região central e das periferias.
Além de evidenciar as dificuldades de acesso à educação, saúde e transporte enfrentadas por moradores da periferia, a aluna também destacou iniciativas comunitárias, como um cursinho pré-vestibular ministrado por voluntários. A banca avaliadora, formada pelas professoras Kérley Winques e Marília Moraes fizeram algumas sugestões de melhorias e também incentivaram a aluna a dar continuidade ao trabalho, mostrando mais comunidades joinvilenses. A professora Bárbara Elice de Jesus orientou o projeto, aprovado com nota 9,5.
Feminismo e Cristianismo
Em seu trabalho de conclusão de curso, a estudante Elisa Schroeder de Souza mostrou que é possível estabelecer um diálogo entre Cristianismo e Feminismo. Para isso, realizou a análise de perfis de dois políticos cristãos no Instagram. “A intenção da pesquisa é compreender as estratégias discursivas utilizadas por esses influenciadores, a fim de contribuir para uma reflexão mais ampla sobre as possibilidades e os limites do diálogo entre feminismo e cristianismo”, explicou Elisa.
A avaliação do trabalho coube às professoras Maiara Maduro e Marina Andrade. Elas elogiaram a coragem da estudante de abordar um tema bastante polêmico e controverso, com uma boa discussão teórica e mantendo a relação com o campo da comunicação. A professora Marília Moraes orientou o TCC. Elisa foi aprovada com nota 9.