Descosturei informa sobre o mundo dos brechós
Com uma série de vídeos verticais publicados no Instagram, o projeto experimental “Descosturei”, da estudante de Jornalismo Ana Cláudia Dranka Schutz, recebeu nota máxima na noite de terça-feira. Em seis episódios, Dranka explora os impactos dos brechós na moda, na sustentabilidade e na economia. A professora Kérley Winques orientou o projeto.
O Descosturei traz entrevistas com proprietárias de brechós, especialistas em moda e até com um pastor. “O episódio 5 mostra a diferença entre brechó e bazar, por isso a conversa com a liderança religiosa”, conta a autora do projeto. A estudante desenvolveu sozinha todas as etapas do trabalho, desde definição da identidade visual, marca até produção, roteiros, gravação e edição.
A motivação para abordar o tema brechós nasceu de um preconceito vencido pela autora. “Quando eu era criança, tinha pavor de brechós, pois achava que era lugar de roupa de gente morta”, disse. “Espero que o Descosturei traga mais informação para que as pessoas deixem de lado preconceitos assim.”
O Brasil gera cerca de 4 milhões de toneladas por ano de resíduos têxteis, ou seja, retalhos, roupas velhas e pedações de couro. O levantamento é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Os brechós, portanto, estimulam o consumo consciente, pois proporcionam o reuso das peças por mais tempo.
A jornalista e influencer Annabel Nascimento e a professora Patrícia Villar participaram da banca avaliadora. Annabel, que também é egressa da Faculdade Ielusc, elogiou o projeto. “Roupa é uma forma de expressão e teu trabalho trata isso com profundidade”, afirmou. “Você escolheu muito bem os entrevistados é tem ótima performance no vídeo, inclusive deveria aparecer mais”, sugeriu.
Patrícia Villar destacou a importância do trabalho como forma de despertar a atenção das pessoas para a economia criativa e para a sustentabilidade no campo da moda. As duas avaliadoras afirmaram que Dranka deve dar prosseguimento ao Descosturei, pois há potencial de crescimento no projeto.
Link do Descosturei: https://www.instagram.com/descosturei/