Uma noite para falar de podcast
Os podcasts foram tema das bancas de Jornalismo realizadas na noite de quarta-feira. Na primeira apresentação, o estudante Luiz Gustavo dos Anjos Gallas explicou as etapas de produção do Fixo, podcast criado por ele para abordar a história do JEC Futsal. O nome do programa é uma alusão à posição do jogador que atua na área central da quadra.
Para o projeto experimental, Anjos publicou três episódios no Spotfy, iniciando pela fundação do JEC Futsal, depois o retorno da Krona ao JEC e, por último, um panorama da equipe na atualidade e perspectivas futuras. O estudante também criou um perfil no Instagram onde, além de divulgar os episódios, publica conteúdo em estilo bem descontraído.
O jornalista Beto Lima, que há anos atua na área esportiva, foi um dos avaliadores. Ele elogiou o trabalho, sobretudo a linguagem adotada, e incentivou Anjos a dar continuidade ao projeto, inclusive tornando-o um negócio rentável. “Há muito espaço para esse tipo de conteúdo. A iniciativa do Fred Desimpedidos, que fez uma websérie no Youtube sobre o Magnus, provou que há público ávido por informação sobre o salonismo”, destacou.
A outra avaliadora, professora Maiara Maduro, também enxerga potencial comercial no projeto. Ela quis saber mais detalhes sobre a escolha das fontes. O orientador do trabalho, professor Sandro Galarça, anunciou a aprovação de Anjos com nota 10.
A força da narrativa
A Mulher da Casa Abandonada, podcast que bateu recordes de audiência com mais de 7 milhões de downloads em 2022, foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Marcelo Henrique Antunes do Amaral. Ele utilizou a análise pragmática da narrativa, metodologia desenvolvida por Luiz Gonzaga Motta, para estudar as estratégias de comunicação adotadas por Chico Felitti, principal autor e apresentador do podcast.
Na plateia, Marcelo contou com a presença dos pais, que vieram de Otacílio Costa-SC, especialmente para assistir à apresentação. “Contrariando a visão pessimista de Walter Benjamin, de que a comunicação de massa poderia causar a morte dos bons narradores, Felitti demonstra que o podcast pode ser um espaço jornalístico privilegiado para bem contar histórias”, disse o estudante.
Marcelo também demonstrou como recursos estilísticos próprios do jornalismo literário ajudam a tornar a narrativa de A Mulher da Casa Abandonada atrativa aos ouvintes. Em sete episódios, o podcast produzido pela Folha de São Paulo, conta a história de Margarida Bonetti, uma brasileira que escapou de um julgamento nos Estados Unidos e do FBI. Ela foi acusada de submeter uma empregada doméstica negra a trabalho análogo à escravidão entre 1979 e 1998. Felitti depara-se com Bonetti quando fica curioso por descobrir quem mora em uma mansão caindo aos pedações em um bairro nobre de São Paulo.
Para a produção do TCC, Marcelo entrevistou Chico Felitti por videoconferência. Em sua avaliação, o professor Sandro Galarça elogiou a pesquisa e fez várias sugestões, entre elas, explorar mais a relação com o jornalismo literário e evidenciar também a descrição como estratégia adotada na reportagem. “Seu trabalho certamente rende vários artigos”, afirmou.
A professora Maiara Maduro sugeriu que o estudante aproveite melhor a entrevista de Felitti na parte final do trabalho. “Você aplicou muito bem a metodologia escolhida”, afirmou. Ao final, a orientadora Marília Moraes anunciou que a banca atribuiu nota máxima ao trabalho.
open.spotify.com/show/4zxuuZcPIqjZs4UootamqT?si=E7lCoAWNSGG1v2asoxbCOg Link do Fixo no Spotfy
https://www.instagram.com/fixo_podcast/ (link perfil insta Fixo Podcast)
https://open.spotify.com/show/0xyzsMcSzudBIen2Ki2dqV link A Mulher da Casa Abandonada