Mundo da fantasia renasce com Crepúsculo, Harry Potter e mais!
Por Hayana Ribas
Franquias icônicas do cinema retornam com novos remakes e continuações para encantar todas as gerações
O mundo do entretenimento está prestes a reviver a magia de algumas das obras mais memoráveis da sétima arte, as franquias amadas da literatura e do cinema retornando para as telonas e aos streamings para continuar encantando o público de todas as gerações.
Nos últimos anos, temos observado um movimento na indústria cinematográfica em investir nos remakes de filmes antigos. Proporcionando uma perspectiva moderna a histórias conhecidas e apostando em sagas de filmes que fizeram muito sucesso anos atrás e continuam a conquistar o público até hoje.
Entre os remakes mais aguardados, “Harry Potter” se destaca na primeira posição. Em abril deste ano, a Warner Bros. Discovery anunciou uma série que inovará a franquia de “Harry Potter”.
Larissa Klostermeyer, 21, é fã da saga há mais de dez anos. Ela conta que viu o primeiro filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, quando tinha apenas 6 anos, e logo se encantou com o universo. Por isso, passou a acompanhar os filmes e, mais tarde, ler os livros.
“Em partes, fiquei bem empolgada com a notícia e, ao mesmo tempo, com medo de ‘estragarem’ a história mudando alguma coisa. Mas espero que coloquem mais cenas descritas nos livros e que incluam alguns personagens dos livros que nos filmes não foram apresentados. Quero que os produtores explorem mais o mundo mágico”, conta Larissa.
“Desejo que essa nova série faça com que as crianças de hoje se sintam como eu me senti a primeira vez que assisti, e que o legado de Harry Potter continue por muitos anos ainda.”
Romance de Crepúsculo ressurge em nova série
Outro remake anunciado em 2023 é “Crepúsculo”. Segundo informações divulgadas em abril deste ano pela revista The Hollywood Reporter, a Lionsgate Television está desenvolvendo um projeto para criar uma série de televisão adaptada dos livros escritos por Stephenie Meyer.
Kamila Boeni Vargas, 19, é fã da história original dos filmes e livros, mas confessa que gostaria que a nova série se aprofundasse em outras tramas e personagens secundários. “Eu gostaria de ver um sexto filme sobre a Renesmee (filha de Bella e Edward), conhecendo mais suas habilidades como vampira. Além disso, acho que a série pode se aprofundar mais na história dos Cullens, de como a família se formou, e também do Jacob e como surgiu toda a história dos lobos.”
O retorno de Jogos Vorazes para a arena mortal
Depois de oito anos de espera, os fãs da saga “Jogos Vorazes” poderão finalmente assistir à história do jovem Coriolanus Snow, muito antes dele se tornar o desalmado ditador que viria a ser conhecido como Presidente Snow.
“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” estreia no dia 18 de novembro em todos os cinemas. O filme se passa mais de meio século antes da trama original de “Jogos Vorazes”, que acompanha a jornada de ascensão da personagem Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence.
A personagem de Lawrence foi tão marcante que meses atrás, o diretor do filme, Francis Lawrence, disse estar com medo da recepção dos fãs da saga aos novos protagonistas inseridos na história.
Contudo, Verônica Martins, de 20 anos, confessou que, mesmo sentindo falta dos antigos atores, será interessante ver novas histórias sendo contadas.”Eu sempre fui muito curiosa em relação à história mais aprofundada dos jogos e como tudo começou, acho que estará bem interessante e vamos nos apaixonar por outros personagens.”
A franquia de “Jogos Vorazes” é conhecida por trazer à tona questões sociais e políticas, bastante debatidas fora do contexto do filme.
O retorno de Percy Jackson
Neste ano, outra franquia de ficção que fez bastante sucesso entre os adolescentes de anos atrás também retorna para as telonas. Baseado nos livros de Rick Riordan, a série “Percy Jackson e os Olimpianos” tem estreia prevista para o dia 20 de dezembro no Disney+.
Esta é a segunda tentativa de adaptação da saga de livros, sendo que a primeira resultou em dois filmes produzidos pela 20th Century Studios. No entanto, esses filmes não conseguiram alcançar o sucesso esperado e decepcionaram os fãs da obra original.
É importante ressaltar que Riordan atuou como um dos produtores executivos da série. Portanto, há uma expectativa de que a narrativa da série seja mais fiel aos livros do que os filmes lançados.
Entenda os termos:
Sequências continuam diretamente a história original: Velozes e Furiosos 2,3,4,5…
Spin-offs exploram elementos secundários: “Minions” é um spin-off de “Meu Malvado Favorito”.
Remakes refazem a obra original com algumas mudanças: “O Rei Leão” de 2019 é um remake de “O Rei Leão” de 1994.
Reboots reiniciam a franquia a partir do zero, muitas vezes ignorando a continuidade anterior: “O Espetacular Homem-Aranha” de 2012 é um reboot de “Homem-Aranha” de 2002.