Somaa lança o álbum Antena e abraça novos estilos
Por Fagner Ramos
O disco Antena da banda Somaa de Joinville foi lançado em 25 de agosto de 2023, nas plataformas digitais e de modo independente, após quase cinco anos do elogiado álbum O Mundo Quer Te Enganar, e que na época teve a chancela de um dos maiores selos de bandas alternativas do Brasil, a Monstro Discos.
Muitos falam em não perder o timing, pois se algo deu certo em determinado momento e tempo, siga o fluxo, não deixe o barco à deriva, embarque na onda, mas às vezes, tempo é que todos precisamos para amadurecer e não trocarmos os pés pelas mãos. Serve para um músico em processo de composição, serve para o fã de um artista em ouvir com atenção mais de uma vez a obra do seu ídolo, e até para o jornalista/crítico em não pesar a mão ou a caneta na resenha de um trabalho.
No caso do Somaa, esse tempo ocorreu por um bloqueio criativo que o Rafael Zimath, líder e principal compositor da banda, passou no intervalo de um trabalho para o outro, agravado por uma pandemia que assolou o mundo e nos fez dependente das antenas para sobreviver, como bem explica o Rafael no episódio 2 do Som ao Redor.
Antena foi concebido durante o ano de 2022, entre gravações em Joinville, e aperfeiçoado em 2023, no estúdio Costella em SP. Foi produzido por Gabriel Zander, que também faz parte da banda Zander, e em tempos remotos, líder do interessante Noção de Nada.
O entrosamento com Gabriel e o estúdio Costella foi algo que a banda quis aproveitar daquele bom trabalho feito em 2018, mas agora imprimindo novas ideias harmônicas e colocando para fora composições com uma lírica mais direta.
As letras de Rafael refletem bem o zeitgeist desta época, e os mais atentos, poderão enxergar o que vem por aí. Tem angústias, tem o peso do tempo, as dúvidas e julgamentos modernos, as complexidades de um mundo polarizado, mas tem também um olhar para a esperança. Você pode escolher uma boa alma ou uma boa arma.
Não tem como dissociar o Somaa, das bandas do rock alternativo dos anos 90, e eles sabem disso. Mas um ponto positivo nesse novo trabalho em relação ao anterior é que a banda deixou de ser um estereótipo de neo-grunge, e que incomoda algumas vezes, para incorporar novos estilos ao peso e melodia que a banda faz muito bem.
Outro fator importante é a qualidade musical de todos os integrantes, muito bem explorado nesse novo trabalho, talvez nesse caso, ponto positivo também do produtor que extraiu o melhor do trio. Rafael é um ótimo criador de reefs e melodias, além de um ótimo cantor. Tiago explorou diversas linhas de bateria com qualidade e criatividade, seguido pelo contrabaixo com um belo timbre e destaque na gravação, bem colocado em todas as músicas por Nedilo.
O álbum teve participações especiais de Clemente Nascimento (Inocentes e Plebe Rude) em Mamíferos Demais, Alexandre Capilé (Sugar Kane / Water Rats) e Lucas Theodoro (E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante) e uma ótima divulgação no estilo faça você mesmo pela banda, provocado também pelo produtor Gabriel, que instigou o marketing musical no Rafael.
A banda foi lançando single a single nas plataformas digitais, educando o algoritmo e provocando a curiosidade nas pessoas, ao mesmo tempo, em que iam lançando vídeo-clipes de algumas faixas do disco. Tudo isso com boas inserções e engajamentos nas redes sociais. Deu certo, porque chamou atenção das pessoas e da mídia especializada.
As 10 músicas do disco merecem destaques, mas o hit e música de trabalho O Buraco Mais Bonito da Cidade com seu refrão grudento, a melodiosa Alívio que lembra os últimos trabalhos de Grohl com Butch Vig, Fel, que parece feita para trilhas de filmes do Quentin Tarantino e uma poderosa guitarra na parte final, Fuga ao Contrário intercalando um reef bem feito com a bateria quebrada de Tiago, e Um Palmo Atrás com destaques para o baixo de Nedilo e letra falando de problemas modernos, fazem de Antena, um disco essencial do rock em 2023.
Um trabalho para ser apreciado muitas vezes, de preferência com um fone de ouvido bom, onde a cada audição você descobre novas camadas nos sons, novos significados e novos sentidos. Escute o disco e ouça a entrevista concedida por Rafael ao nosso segundo episódio de Som ao Redor. Respostas serão dadas, e você gostará ainda mais do Antena.