Oficinas de acessibilidade cultural ocorrem em maio em dois espaços culturais de Joinville
A formação busca auxiliar artistas, produtores e gestores na realização de projetos e eventos acessíveis a pessoas com deficiência. Além de Joinville, as oficinas também ocorrem em Itajaí e Florianópolis.
Nos dias 04 e 18 de maio (dois sábados), a jornalista e produtora cultural Iraci Seefeldt, oferecerá duas oficinas de acessibilidade cultural voltadas a artistas, produtores e gestores culturais. Os eventos têm inscrições gratuitas e irão ocorrer na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi), no dia 04, e no Espaço AZ Arte, no Centro, no dia 18.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo; e contempla outras duas oficinas também em maio, em Itajaí e Florianópolis.
Nas oficinas, Iraci vai compartilhar com os participantes experiências e práticas de acessibilidade cultural desenvolvidas a partir da experiência de mais de 12 anos coordenando o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, promovido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – Impar desde 2012.
A proposta busca atender uma demanda cada vez maior por formação técnica em práticas inclusivas na gestão de eventos e projetos culturais, impulsionada pela ampliação das políticas públicas afirmativas de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência no meio artístico e cultural.
“Nas oficinas serão apresentadas práticas e conceitos aplicados em projetos de formação cultural, pesquisa e experimentação artística e produção de eventos e espetáculos, desenvolvidos dentro de uma perspectiva de “aprender a fazer com” a pessoa com deficiência”, explica Iraci Seefeldt.
Cada oficina terá duas horas de duração com momentos reservados para a realização de dinâmicas, relato de experiências e discussões a partir de dúvidas dos participantes, tudo em formato de roda de conversa, com linguagem simples e ambiente acolhedor. Para cada encontro há 30 vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever previamente pelo link e garantir sua vaga; ou se inscrever no local e dia do evento, conforme disponibilidade de vagas.
Além de Joinville, as oficinas também serão realizadas em Itajaí e Florianópolis, nos dias 06 e 14 de maio, respectivamente. Em Itajaí, o encontro será na Câmara de Vereadores, no bairro Ressacada, das 19h às 21h. Já na capital do estado, a oficina ocorre no Espaço Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa, das 19h30 às 21h30.
“Abrir as portas para essa transformação no olhar e na relação de convívio com a diversidade humana é um dos objetivos do Arte para Todos, que por meio dos grupos artísticos e profissionais da equipe técnica, busca sensibilizar e capacitar as famílias e sociedade a agir assertivamente na construção da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência, transtorno mental e outras características”, enfatiza Iraci.
Confira a programação:
Oficinas de Acessibilidade Cultural em Joinville
04 de maio, sábado: 9h30 às 11h30.
Local: Amorabi (Rua dos Esportistas, 510 – Itinga).
18 de maio, sábado: 15h40 às 17h40.
Local: Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 – Centro).
Itajaí e Florianópolis
06 de maio, segunda-feira: 19h às 21h.
Local: Câmara de Vereadores de Itajaí – Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 3825 – Ressacada.
14 de maio, terça-feira: 19h30 às 21h30.
Local: Espaço Cultural Baiacu de Alguém – Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650 – Santo Antônio de Lisboa.