Mostra de experiências marca o primeiro dia do JMM 2024
Experiências e troca de conhecimentos marcaram a noite desta quarta-feira, 8, no Campus Centro da Faculdade Ielusc. A abertura do Jornalismo Muda o Mundo, evento organizado pelos alunos da quinta fase do curso, contou com mostra de experiências imersivas sobre o jornalismo do futuro.
As atividades foram divididas em quatro salas, onde os participantes puderam ter contato com as dinâmicas. Os temas abordados incluíram “o futuro da imagem no jornalismo”, “ferramentas do jornalismo do futuro”, “o futuro do jornalismo em áudio”, “jornalismo e influenciadores” e “o futuro do mercado de trabalho no jornalismo”.
Na entrada da primeira sala, a estética sonora revelou o que seria encontrado por ali. Foram expostos vitrolas, rádios antigos, toca discos e outros dispositivos atuais de som, propondo uma jornada pela história do áudio sobre sua adaptação e resistência ao longo do tempo nas transmissões. Ao lado, uma proposta reflexiva sobre o futuro do mercado de trabalho, com um vidente fazendo a introdução. As respostas vieram com a apresentação de um túnel do tempo, onde colocados para pensar nesta questão, encontraram as respostas ao ouvir a “Voz da Experiência”, conhecendo os possíveis caminhos que podem trilhar nessa jornada.
No estúdio de TV, o método utilizado incluiu um dos assuntos em alta, o uso da Inteligência Artificial. Na exposição, os visitantes participaram da dinâmica “Real ou Fake”, desenvolvida a partir de imagens geradas por IA e por humanos. O intuito da reflexão sobre o poder da IA na sociedade contemporânea, o que o futuro reserva para esta ferramenta e como ela pode influenciar no desenvolvimento de imagens falsas no jornalismo do futuro.
Enquanto as pessoas tentavam conseguir seu selo de veracidade nas imagens, ao lado, um ambiente imersivo sobre as ferramentas do jornalismo do futuro destacaram como as redes sociais têm o poder de distorcer o modo como as notícias são recebidas e interpretadas no mundo digital, enfatizando a importância sobre a verificação de fatos.
Ao subir as escadas em direção ao anfiteatro, os lugares na primeira fila já estavam garantidos. Em cada sessão, foram apresentadas as experiências de jornalistas que passaram pelos meios tradicionais (redação, TV, rádio) e hoje trabalham com novas plataformas. Com o avanço da tecnologia, redes sociais, canais de vídeos, podcasts são meios que os jornalistas utilizam para levar a informação com veracidade e ética.
Mas o evento não foi voltado só aos jornalistas, Gabriel Soares, aluno da quinta fase de Publicidade e Propaganda, passou por todas as experiências e comenta que as informações trazidas proporcionaram um momento de reflexão. “Através das coisas que eu vi e experienciei nos ambientes, eu pude reconhecer, através do contato, o quanto isso ensina e conecta. Achei bem importante e super legal as interações que foram trazidas nas salas” ressalta.
O evento continua nesta quinta-feira, 9, no anfiteatro da Faculdade Ielusc. A partir das 19h os participantes terão debates e palestras sobre temas atuais do jornalismo. A conversa inicia com o jornalista Upiara Boschi, discutindo sobre o papel do jornalismo na política. Seguindo para o rumo do esporte, o jornalista Yan Pedro, diretor criativo da Content Criativo Sports, falará sobre as suas experiências com as novas maneiras de fazer jornalismo atualmente.
O evento é organizado nas disciplinas de assessoria de comunicação, ministrada pela professora Maiara Maduro, e empreendedorismo, ministrada pela professora Marina Andrade, e tem o apoio da Faculdade Ielusc. E aqueles que marcarem presença nos dois dias do evento, poderão concorrer ao sorteio de diversos brindes oferecidos pelos apoiadores The Concept House, Escola de Idiomas Influx, Rádio Web Ativamente e Abbraccio Pizza Artesanal.