Feira do Livro de Joinville recebe Ana Maria Machado
A 20º edição segue até o dia 16 de junho, às 20h.
Nesta segunda-feira (10), a Feira do Livro de Joinville, que ocorre no Expocentro Edmundo Doubrawa, contou com a presença de Ana Maria Machado, escritora, jornalista e professora.
A escritora participou de uma roda de conversa sobre literatura e falou um pouco sobre suas obras e quais foram suas inspirações, como o caso de uma das suas histórias mais conhecidas: Menina Bonita do Laço de Fita, que foi escrita para sua filha.
Ana ainda compartilhou dicas para os que sonham em se tornarem escritores. “Primeira coisa para ser escritora é a leitura, lendo você vai formar um repertório. Eu costumo dizer que é como uma caixa d’água, que vai enchendo e acaba transbordando na escrita.”
Nesta edição de 2024, a Feira do Livro de Joinville conta com mais de 50 estandes que oferecem opções para os leitores encontrarem obras de todos os gêneros e preços. São editoras, distribuidoras e livrarias de todo o Brasil, muitas delas com descontos especiais para o evento.
Uma das organizadoras do evento, Laís Roberta da Silva, relata que está sendo uma experiência desafiadora, que apesar da grande quantidade de demandas e do desafio de lidar com pessoas, tem sido uma oportunidade de crescimento tanto profissional, quanto pessoal, de muito aprendizado.
Suas funções englobam abrir o teatro, colocar as mesas, cadeiras e águas para os palestrantes, testar os microfones e verificar a luz. “Mas quando não há eventos no teatro, qualquer necessidade na secretaria eu cubro também, é um trabalho bem variado”, conta Laís.
De acordo com pesquisas feitas pela Nielsen BookData, livros didáticos apresentaram um certo desempenho positivo nas vendas ao mercado, com crescimento de 1,2%. Katia Pelissaro, mãe da pequena Isabella, compareceu ao evento junto de sua filha com o objetivo de influenciá-la ao mundo literário nesta fase de alfabetização, e a principal procura foi por livros infantis.
Ivanete de Lorenzi, expositora de Lages e que todos os anos marca presença na Feira do Livro, ficou surpresa pela quantidade de estantes nesta edição. “Este ano há muitos expositores, principalmente de sebos”, observou. A expositora também compartilhou seus sentimentos sobre o povo de Joinville: “Nós que trabalhamos neste ramo, percebemos que o joinvilense tem o hábito da leitura, estão sempre ligados nos lançamentos.”