Acadêmicos de Jornalismo apresentam Projetos Experimentais
Os acadêmicos Luís Felipe Marques e Willian Campos de Souza apresentaram o Projeto com o tema: Educomunicação no combate às Fake News. A banca foi composta pela professora Maiara Maduro e a egressa Ana João. Ambas elogiaram o trabalho, a escolha da temática e, principalmente o fato deles escolherem uma escola pública para realizar a oficina.
Maiara questionou o processo de elaboração das aulas da oficina e como foi definido o conteúdo do projeto. Além disso, fez sugestões para melhoria do e-book para publicação e distribuição do material. “A relevância do projeto está na devolução do conhecimento adquirido na graduação para a comunidade jovem de uma escola pública. É gratificante poder retornar e oferecer conhecimento teórico e prático sobre um assunto tão disseminado quanto às fake news.”
A egressa de 2018, falou sobre a sua experiência de também ter produzido o projeto experimental e a monografia sobre educomunicação. Ana fez alguns apontamentos sobre o relatório, sobre melhorias no e-book e elogiou o trabalho e o esforço dos alunos na oferta da oficina.
A dupla foi aprovada com nota 9. O Projeto Experimental foi orientado pela professora Marília Crispi de Moraes.
As alunas Beatriz da Silva de Sá Dias e Stephanie Pierri Dumke apresentaram o documentário “Litoral Invisível”, que aborda os impactos sociais, econômicos e ambientais da industrialização e do desenvolvimento de Joinville nesses bairros. “O projeto surgiu da necessidade de ampliar a voz das comunidades afetadas por essas transformações, quase sempre ignoradas nas discussões políticas e nos debates sobre desenvolvimento, além de trazer especialistas que analisam a história desses locais e o que se pode esperar para o futuro”, afirmou Stephanie.
Além de entrevistas com lideranças locais e especialistas, a dupla também coletou imagens de apoio e aéreas, feitas com uso de drone. As professoras Valdete Daufemback e Bárbara Elice de Jesus compuseram a banca avaliadora. Valdete contribuiu com informações acerca da história das localidades e como se deu o processo de ocupação e urbanização dessas áreas litorâneas.
Bárbara elogiou a qualidade técnica do trabalho realizado. “Fizeram um bom tratamento de cor, bons enquadramentos, alcançaram bom equilíbrio sonoro, conteúdo também ficou excelente. É um ótimo material para educação ambiental”, afirmou. As ressalvas feitas pela professora dizem respeito ao uso de passagem em padrão muito televisivo e cuidado com alguns elementos no cenário. “No audiovisual, tudo que aparece em cena significa”, afirmou.
As estudantes foram aprovadas com nota 9. A orientação do trabalho foi da professora Marília Crispi de Moraes. A intenção da dupla é apresentar o documentário nas comunidades litorâneas que participaram do projeto.