Emergência climática: conceito esteve no centro do debate na abertura da SIC
Enchentes, secas, queimadas, ar poluído…As consequências da atual crise climática estavam presentes nas falas das três especialistas que participaram do painel de abertura da Semana Integrada de Comunicação. A primeira noite da SIC ocorreu ontem (24), na unidade Centro da Faculdade Ielusc e contou com a presença de Carolina Gonçalves Mota, Myrian Regina Del Vecchio de Lima e Naira Hofmeister, com mediação de Geórgia Santos.
A primeira palestrante, Carolina Mota, graduada em Direito e atualmente diretora jurídica e de mobilização do Coletivo Joinville Lixo Zero, abordou sobre os desafios ambientais em Joinville. Carolina apresentou vários dados sobre a situação ambiental da cidade, entre eles, uma pesquisa realizada no ano passado, em 2023, sobre a qualidade do ar da cidade. “Ao analisar a qualidade do ar de Joinville, já podemos identificar a chuva ácida”, comentou. De acordo com a advogada, isso se deve pelas atividades industriais realizadas na região.
Logo depois, a professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação, no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná, Myrian Del Vecchio de Lima, ressaltou sobre a democratização ambiental ser relativa. “As consequências climáticas sempre atingem os mais vulneráveis, as populações mais pobres, aqueles que estão sob efeitos de riscos imediatos.”
A pesquisa sobre a emergência climática nas universidades também foi assunto na palestra. Ao contrário do que se imagina, há vários estudos na área de comunicação ambiental. E a pesquisadora Myrian explicou como é a entrada no campo de pesquisa para os acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Já a jornalista investigativa, Naira Hofmeister, relatou como foi sua experiência como jornalista e vítima das enchentes do Rio Grande do Sul, neste ano. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de conflitos socioambientais no Brasil, Naira registrou de perto a situação de Porto Alegre.
SIC segue até quinta-feira, 26
A Semana Integrada de Comunicação ainda não acabou. Hoje (25), o Talk Show Junto e Misturado contará com as publicitárias Djessica Grosch Dums e Daniela Müller, que irão dividir o palco com os jornalistas Lucas Balduino e Kevin Eduardo da Silva. O bate-papo, que será comandado pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Vinicios Neves, pretende aproximar as áreas de jornalismo e publicidade, destacando a importância do trabalho colaborativo no mercado.
Amanhã (26), a SIC abre espaço para as produções audiovisuais produzidas por acadêmicos. Serão 15 exibições, entre documentários, série de reportagens, curtas e comerciais. Ao final, um bate-papo com produtores pretende mostrar os desafios dessas produções.