Ensino enfrenta desafios em sala de aula
Por Julia Balsanelli
Em 15 de outubro, comemora-se 60 anos desde que a data foi oficializada nacionalmente como o Dia do Professor.
Escolas, acesso ampliado e o ensino reconhecido como um direito fundamental de todos, essa é a realidade da educação nos dias atuais. No entanto, mesmo com esses avanços, a educação brasileira ainda enfrenta desafios significativos que refletem a complexidade de um mundo em rápida transformação.
A digitalização do ensino trouxe a necessidade de se reinventar para os professores. Muitos não tiveram treinamento adequado para utilizar as novas tecnologias e adaptar suas metodologias para o ambiente online. O uso de recursos tecnológicos segue como uma realidade permanente, e quando não aplicado corretamente, pode causar a dispersão dos alunos, ao invés de auxiliar no processo educacional.
A doutora em educação Mariana Datria Schulze defende que o que dispersa os alunos não é a tecnologia em si, e sim um estudo e ensino afastado da realidade do mundo que vivemos hoje, e a tecnologia só piora isso, porque é alienante.
O caminho da educação
Quando olhamos para o passado e recordamos o caminho árduo que a educação percorreu no Brasil, em uma época em que poucas escolas existiam e a profissão de professor ainda não era vista com o prestígio merecido, ensinar era mais do que um ofício, era um ato de coragem e de resistência.
Nos primórdios da educação, existiam muitas crianças sedentas por aprendizado e poucas escolas para suportar esta demanda, o que fazia com que as pessoas que estavam à frente da educação recorressem a medidas que sobrecarregavam os profissionais, como por exemplo, as turmas multisseriadas. Isso significava que, devido à falta de escolas e professores, crianças de diferentes idades e níveis de aprendizado eram colocadas juntas em uma mesma sala de aula. O professor precisava ensinar desde alunos que estavam aprendendo o alfabeto até aqueles que já avançavam em conteúdos mais complexos.
Hoje, a formação qualificada é de extrema importância, mas antigamente a necessidade e alta demanda falavam mais alto. O professor aposentado Ozail da Silva Costa relembra o início da sua jornada: “eu não era formado, tinha só a quarta série, mas fui convidado a dar aula. Fiz uma prova e comecei a lecionar”.
Ele conta que deu aula por muitos anos e, aos poucos, foi concluindo etapas da sua própria formação, para assim ajudar na formação de diversas crianças. Estudava em um período, e no outro dava aula. Dessa maneira, concluiu a oitava série, ensino médio e a faculdade.
Ozail é um exemplo que representa muitos professores pelo Brasil. O passado nos ensina que a educação sempre foi construída com base em muito esforço e dedicação, especialmente daqueles professores que, mesmo nas condições mais difíceis, acreditavam no poder transformador do ensino.
Essa trajetória de superação nos leva a refletir sobre o papel essencial do professor ao longo do tempo, tanto no passado quanto nos dias atuais. Embora o cenário tenha mudado, a essência da educação como um ato de resistência e transformação permanece, lembrando-nos da importância de valorizar os educadores em todas as épocas.