Conexão em cena: conheça o projeto de extensão que atua com feirantes da economia solidária
Acadêmicos bolsistas do Programa Universidade Gratuita irão ofertar oficinas e mentorias aos expositores da Feira EcoSol Beira Rio
Ao todo, 31 acadêmicos dos cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia da Faculdade IELUSC participam do projeto de extensão Conexão em Cena. Coordenado pela professora Danielle Antunes de Oliveira, o objetivo do projeto é oferecer aos expositores das feiras EcoSol – Economia Solidária – capacitação, contribuindo para o fortalecimento do negócio e geração de renda.
O Conexão em Cena iniciou os trabalhos em setembro e, nesta primeira fase, está atuando com os expositores da Feira EcoSol Beira Rio. Essa feira acontece todas às quartas e sábados, das 11h às 18h, na Galeria de Lojas e Serviços Beira Rio, anexo ao Sam ‘s Club, no bairro América. Ao todo, cerca de 50 expositores devem participar das oficinas que serão ministradas no mês de novembro e, também, serão contemplados com mentorias individuais dos acadêmicos bolsistas do programa Universidade Gratuita.
O projeto se tornou viável por meio de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Joinville e a Faculdade IELUSC. Com base nas necessidades apontadas pelo Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP), ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Conexão em Cena irá atuar com a formação dos expositores que fazem parte da economia solidária – uma estratégia de geração de trabalho e renda, baseada nos princípios de cooperação, autogestão, solidariedade, sustentabilidade social e ambiental, viabilidade econômica, respeito e valorização do ser humano.
A coordenadora do SIOP, Adriana Bonikoski Caldart, destaca a importância da aproximação entre a universidade e o serviço público. “Essa troca de informação, essa troca de conhecimento, de experiência é muito importante. Mas, principalmente, para esses empreendedores feirantes que vão receber todo esse conhecimento, essas ferramentas que o projeto Conexão em Cena vai passar para eles.”
O projeto está sendo desenvolvido a partir de trilhas formativas, ou seja, uma sequência de qualificação que inspiram a continuidade. Essas trilhas irão contemplar os seguintes temas: comercialização e marketing; gestão; e relações sustentáveis para cooperação. Em cada uma dessas trilhas, serão oferecidas oficinas, mentorias e materiais de apoio como e-books.
Esse trabalho será desenvolvido pelos acadêmicos com supervisão de outros quatro professores extensionistas. Cada um deles gerencia um grupo de estudantes e uma temática específica. Patrícia Villar trabalha com visual merchandising, Claudia Trentini atua com atendimento ao cliente, Ricardo Steiner com comunicação e marketing, e Maiara Maduro com gerenciamento de redes sociais. A coordenadora do projeto, Danielle Antunes de Oliveira, explica que, em 2025, esse projeto deverá contemplar todas as feiras EcoSol, além de contar com a participação de mais acadêmicos.
Uma das acadêmicas que participa do Conexão em Cena é Diana Santana. Acadêmica da 3ª fase do curso de Direito, ela faz parte da equipe que está atuando com as redes sociais. Diana já fez visitas técnicas, elaborou diagnóstico das redes sociais dos feirantes e irá colaborar no desenvolvimento da oficina. Para ela, participar do projeto deve colaborar com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. “Acredito que o Direito está em tudo. Posso tirar aprendizados a cada fala que tenho com eles.”
Programa Universidade Gratuita
Trata-se de um programa do Governo do Estado de Santa Catarina de assistência financeira. Os acadêmicos contemplados recebem bolsa de estudo integral. Em contrapartida, esses alunos precisam cumprir 20 horas mensais de trabalho em instituições públicas. Os serviços devem ser cumpridos por meio de projetos de extensão, nos quais a instituição de ensino mantém termos de cooperação com instituições sem fins lucrativos.