Jornalismo abre semana de bancas de monografias com aprovação e nota máxima
Por Suyane Urbainski de Quadros e Taynara Back
Nesta segunda-feira, 2, teve início a semana de apresentações de monografia do curso de Jornalismo da Faculdade IELUSC. Ao todo, 10 acadêmicos irão apresentar os trabalhos até sexta-feira, 6. A primeira banca foi da acadêmica Stéphanie Pierri Dumke, aprovada com nota 10. A pesquisa foi orientada pela professora Marília Crispi de Moraes.
Para conclusão de sua jornada acadêmica, Stephanie optou por um tema relevante ao futuro do jornalismo. Com o título ”Do sambódromo às telas: estudo de caso sobre a substituição de jornalistas por influenciadores digitais na cobertura do Carnaval”, a acadêmica fez uma análise comparativa da transmissão do carnaval do Rio de Janeiro de 2020, antes da pandemia, e em 2024, observando quais foram as consequências na qualidade informativa.
O estudo destacou o impacto do crescimento de influenciadores digitais, que surgiram como novas vozes na mídia durante o período da Covid-19. Stephanie também abordou a crise estrutural do jornalismo, os desafios financeiros, tecnológicos e institucionais, a migração da audiência para o digital, além da perda de credibilidade da profissão e as mudanças no modo de consumir notícias. A banca de avaliação foi composta pelos professores Maurício Melim e Maiara Maduro.
Nesta terça-feira, 3, haverá mais duas bancas, das acadêmicas Maiza Carvalho e Beatriz de Sá, às 19h e 20h30, respectivamente. As bancas serão compostas pelas professoras Maiara Maduro (orientadora), Barbara de Jesus e Geórgia dos Santos.