
Instituto IMPAR realiza evento exclusivo para divulgação de site oficial e novos projetos
Às vésperas do Dia Mundial do Teatro, o evento reuniu docentes, alunos e representantes de entidades parceiras
Por Camila Schatzmann Gomes
O lançamento do “Diálogos Arte para Todos”, que percorrerá Santa Catarina, aconteceu na quarta-feira, 26, e teve em sua programação rodas de conversa entre os participantes da Oficina de Teatro, familiares, integrantes da equipe e convidados, além de aulas com mini vivências artísticas e a apresentação do novo site oficial do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR).
Foi realizada uma reunião no espaço da Casa do Capitão para a divulgação dos projetos do Instituto IMPAR, de Joinville. Durante o evento, foi apresentado o novo site da instituição, lançado no mesmo dia. O site contará com uma área de pesquisa onde acadêmicos, estudantes de cursos técnicos, docentes, pesquisadores e profissionais interessados no universo da cultura DEF (termo usado por artistas com deficiência para se descrever), poderão acessar todo o acervo de 13 anos do Programa Arte para Todos, além de disponibilizar fotografias, referências bibliográficas, recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição) e estratégias desenvolvidas no programa para promover a saúde, o bem-estar e a autonomia de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtornos mentais.
“Nossas práticas pedagógicas e princípios metodológicos têm inspirado a curiosidade da comunidade acadêmica, que encontra no Arte para Todos a oportunidade de experimentar na prática as teorias estudadas em sala de aula”, destaca Iraci Seefeldt, coordenadora executiva do projeto. “Com o novo site, teremos condições de organizar e disponibilizar um rico acervo de imagens, documentos, relatos e outros materiais que marcam a trajetória do nosso trabalho”, complementou.

Diálogos Arte para Todos
Durante o evento, além do site, foi apresentado o lançamento do “Diálogos Arte para Todos”, um projeto itinerante que percorrerá 12 instituições de ensino superior no estado de Santa Catarina. Será um circuito de palestras em dez cidades diferentes sendo elas Joinville, Florianópolis, Joaçaba, Chapecó, Videira, Lages, Criciúma, Palhoça, Itajaí e Blumenau.
A proposta é trazer encontros didáticos focados na promoção do papel transformador da arte no contexto social e cultural e na valorização do protagonismo de pessoas com deficiência. Serão encontros com vivências artísticas, palestras e rodas de conversas para experimentar a metodologia e trocar experiências, algo mais dinâmico.
“Coordenar o Arte Para Todos é trabalhoso; temos muitos desafios”, explica Iraci. “A parte prática é mais fácil, porque trabalhamos de forma colaborativa. A gente se respeita e trabalha nessa colaboração, então não fica tão pesado”, afirmou.
Durante as palestras, serão apresentadas práticas artísticas e princípios metodológicos do Programa de Formação Cultural, além da estrutura de pesquisa e acervo do novo site IMPAR. A coordenadora executiva, Iraci Seefeldt, estará à frente dos eventos, juntamente com Nathielle Wougles (artista DEF, professora e diretora de teatro), Manoella Rego (atriz, professora e diretora de teatro) e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro).

Novidades e futuros projetos
O instituto IMPAR é uma associação cultural sem fins lucrativos voltado à pesquisa, formação, fomento de atividades artísticas e promoção de acessibilidade cultural e da arte DEF. É certificado pelo Ministério da Cultura e integrante da Rede Cultura Viva de Santa Catarina.
Ainda este ano, haverá apresentações do espetáculo teatral com alunos das oficinas da instituição, em maio e junho; o projeto do edital de Pontos de Cultura envolvendo arte e saúde mental com o grupo de teatro “Louco é Pouco”, a partir de abril; uma nova edição do projeto Cruz e Souza para Todos; a circulação do espetáculo “Eu não falo sua língua”, com o grupo de teatro Libração; o lançamento do catálogo do projeto Pensar e Criar; e, em 2026, o filme “O que você sabe sobre mim?”.
No dia seis de abril acontecerá a corrida pela inclusão, realizada pelo Shopping Müeller em parceria com o instituto. O evento será realizado no mesmo dia em que o IMPAR completará seu décimo quarto aniversário e todo recurso arrecadado será destinado a viabilizar a continuidade das Oficinas de Vivência em Teatro, especificamente, manter a turma de adultos pelo segundo semestre de 2025.
O projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, está com vagas gratuitas abertas a crianças, adolescentes e adultos na cidade, sendo apoiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura e pelo Governo de Santa Catarina, além de alguns patrocinadores como a Docol, Instituto Ingo Doubrawa e grupo Krona.
“O teatro para mim é uma forma de me libertar, poder ser quem eu sou sem ninguém estar me julgando ou me achar uma louca. É onde eu posso expressar o que eu tenho no meu interior e hoje eu me sinto livre”, conta Adriana Alves, aluna e mãe de aluno das turmas de teatro. “A arte liberta e salva muitas pessoas que se sentem cativas em seu próprio mundo ou aprisionadas pelas opiniões das pessoas”, concluiu.

Para mais informações sobre as atividades do Instituto IMPAR, acesse o site www.impar.art.br ou entre em contato pelo e-mail impar@impar.art.br