
Acompanhante Perfeita – esse vai para os fãs de Black Mirror!
Resenha critica por Guilherme Beck Scolari
É tão gostoso sair de um filme sentindo que ele foi feito exatamente para você! O material promocional de “Acompanhante Perfeita” chamou muita atenção. Os trailers trouxeram uma atmosfera de paranoia e suspense que me prenderam na hora! Uma pena que eles revelem um pouco demais. Já aviso aqui que, quanto menos você souber sobre esse filme, melhor vai ser sua experiência. Então, caso você goste de obras de suspense com um toque de sátira e terror, como Casamento Sangrento (2019) e Black Mirror (2011), já fica aqui minha recomendação.
A proposta segue um casal, Iris (Sophie Thatcher) e Josh (Jack Quaid), que, para aproveitar um fim de semana especial, viajam para uma luxuosa casa de campo com amigos. No entanto, o que deveria ser relaxante se transforma em um verdadeiro pesadelo quando uma revelação inesperada muda absolutamente tudo.
Não imagino que o longa irá agradar a todos, o gênero Terrir (terror + comédia) pode ser desafiador para os espectadores que não embarcarem na jornada logo em seu início. Felizmente, esse nem de longe foi meu caso. Com poucos minutos, o carisma e a criatividade da proposta do longa me prenderam por absoluto.
A direção do estreante em longas Drew Hancock não chama muita atenção com visuais fora do ordinário ou grandes invencionices, porém, fica evidente que sua condução tem muito autocontrole e planejamento, resultando em cenas muito satisfatórias de se acompanhar – a comédia é engraçada, o drama é envolvente e o terror (mesmo que leviano) assusta, seja visual ou conceitualmente.
No elenco, Sophie Thatcher ganha destaque pela doçura e carisma de sua personagem, segurando o co-protagonismo muito bem – o desenvolvimento de sua personagem é extremamente satisfatório e a atriz convence muito bem os diversos sentimentos necessários, transitando de forma excelente nos diálogos, cômicos e dramáticos. Jack Quaid, por sua vez, não apresenta nada de muito inovador – seu personagem não foge muito do que aquilo apresentado pelo ator em Pânico 5 (2022) ou até The Boys (desde 2019), mesmo que sua performance seja boa o suficiente.
SPOILERS (LEVES) ABAIXO
O que torna “Acompanhante Perfeita” tão especial é o quão divertida sua proposta é: um parceiro robô com inteligência artificial não parece um futuro tão longínquo. Expandir tal ideia como um filme de assalto e introduzir reflexões sobre I.A. no contexto do patriarcado moderno de forma orgânica parece uma missão difícil, mas felizmente a equipe responsável obteve muito sucesso.
As questões sobre o sadismo humano e os impactos da Inteligência artificial no lado mais obscuro de nossa sociedade são algumas das discussões aqui abordadas. O longa não necessariamente se preocupa em trazer respostas, mas definitivamente traz perguntas que rendem belas discussões pós-sessão.
Atualmente, Acompanhante Perfeita está disponível na Max para todos os assinantes. Fica aqui minha recomendação!