
Dança transforma vidas no Colégio Pedro Ivo
Projeto “Dançando na Escola” forma talentos com disciplina e gera destaque no Festival de dança em Joinville
Por Brayam Vinicius
No Colégio Governador Pedro Ivo Campos, a dança é mais que expressão artística: é uma transformação de rotina, disciplina e autoestima. O projeto “Dançando na Escola”, ativo desde 2002 na unidade, já levou diversos jovens ao palco do Festival de Dança de Joinville. A equipe multicampeã não fica fora do pódio desde 2008, acumulando 12 títulos na categoria danças populares brasileiras no conjunto júnior.
Criado em 2000 pela Secretaria de Educação, o programa tem como objetivo levar a dança ao contraturno escolar, aproveitando o título de Joinville como Capital Nacional da Dança. No Pedro Ivo, foi implantado pela professora Elisiane Wiggers, que até hoje está à frente do projeto.
Elisiane observa que, para muitos estudantes, a dança é “um divisor de águas”: melhora a autoestima, a concentração e até o desempenho escolar. “Tem alunos que inclusive melhoram nas notas e na projeção de vida”, ressalta.
O projeto incentiva trabalho em equipe, foco e responsabilidade. Beatriz Gomes Inácio, 14, moradora do bairro Costa e Silva e aluna do Pedro Ivo, conta que começou no projeto após ver o irmão mais velho dançando “Meu irmão Henrique começou a dançar em 2018, em 2019 fiquei fascinada ao ver o que ele fazia”. Em dezembro de 2022 participou do teste e alguns dias depois foi aprovada, e trocou as outras atividades que fazia para se dedicar à dança. “A dança transmite uma emoção muito linda e de nenhum outro jeito traria esse sentimento”.

Transformação na vida dos alunos
Projetos como o Dançando na Escola têm um papel fundamental dentro do ambiente escolar. A dança, nesse contexto, torna-se uma ferramenta de inclusão, disciplina e autoconhecimento, ajudando a fortalecer a autoestima e a criar laços de convivência mais saudáveis.
“A dança para mim foi uma descoberta, no meu primeiro ano de grupo achava que tudo seria fácil mas não foi bem assim. Fico muito feliz por fazer algo que inspire outras pessoas”, diz Beatriz Gomes Inácio, 14, moradora do bairro Costa e Silva.
Thábita de Oliveira, 19, moradora do bairro Fátima, ex-aluna do projeto, é um exemplo dessa mudança. “Depois que comecei no projeto, percebi uma grande mudança na minha disciplina e no meu comprometimento. Aprendi a organizar melhor meu tempo e conciliar outras atividades”.
O projeto evidencia como iniciativas culturais no ambiente educacional são capazes de transformar trajetórias. No Colégio Pedro Ivo, a iniciativa vai além do palco: desenvolve disciplina, amplia horizontes e fortalece a autoestima de crianças e adolescentes. Cada apresentação no Festival de Dança de Joinville é o resultado de meses de esforço coletivo, mas também a prova de que a arte pode ser ferramenta de inclusão e de futuro.