
JEC vence Carlos Renaux de virada e encerra jejum de vitórias
Há nove jogos e pouco mais de três meses sem vencer, o Joinville encerrou, neste domingo, 21, o seu jejum de vitórias, ao vencer a equipe do Carlos Renaux por 4 a 2. O jogo foi válido pela terceira rodada da Copa Santa Catarina 2025. Os autores dos gols do JEC foram Ruan (2x), Vinícius Popó, e Naldo. Pelo lado do tricolor do vale, anotaram Cassio e Mago.
O Joinville foi quem teve a iniciativa pelo campo de ataque no começo do jogo, tendo um gol anulado logo no começo. Aos 2 minutos, Mário Henrique cobrou uma falta para o meio da área. Brazion subiu e desviou para o fundo da rede, mas estava impedido e o gol não valeu.
As chances joinvilenses não pararam por aí. Pouco tempo depois, aos 7 minutos, o atacante Kennedy viu Airon adiantado e chutou de longe, mas o goleiro conseguiu se recuperar e fez uma bela defesa. Na sobra na pequena área, a defesa do Carlos Renaux afastou para a linha de fundo.
Apesar do domínio do JEC no começo do jogo, foi o Carlos Renaux que chegou com mais perigo. Após boa jogada de Juninho, Rafinha avançou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro. A bola passou por todos na pequena área e sobrou nos pés de Cassio, praticamente embaixo do travessão. Para a infelicidade do atacante, ele furou e deixou a bola sobrar para a zaga do Joinville, que afastou o perigo.
Depois desse começo movimentado, o jogo mudou de ritmo e ficou mais truncado, muito por conta do gramado, que estava encharcado por conta das fortes chuvas antes do início do jogo. Porém, no apagar das luzes da primeira etapa, o Carlos Renaux abriu o placar. Em escanteio cruzado no primeiro poste, Cassio antecipou a defesa do JEC e desviou de cabeça, sem chances para o goleiro Bruno Pianissolla.

Virada e chuva de cartões
O técnico Leandro Sena tinha uma dura missão à sua frente para tentar reverter o placar. Com isso, o treinador voltou do intervalo com duas alterações: Juliano e Ruan entraram nas vagas de Alisson Taddei e Brazion. As mudanças surtiram efeito imediato, e logo aos 3 minutos, Ruan disputou com a zaga do Vovô, que afastou mal e deixou a bola nos pés de Mário Henrique. O lateral cruzou na cabeça de Vinícius Popó, que marcou seu primeiro com a camisa tricolor e empatou a partida.
O gol da virada joinvilense veio logo em seguida, aos 5 minutos. Em mais um cruzamento, dessa vez de Lucas Lopes pela lateral direita, Ruan apareceu mais uma vez, dessa vez para cabecear firme no canto direito do goleiro Airon. A bola tocou no pé da trave e estufou a rede.
Com a reação rápida do JEC, o Carlos Renaux se viu pressionado para tentar buscar a vantagem novamente. Aos 9 minutos, após um cruzamento rasteiro vindo da ala esquerda, Flaviano, livre de marcação, chutou forte demais e isolou a bola.
Mesmo com a chance clara, era o Joinville que dominava a partida e, aos 14 minutos, conseguiu ampliar o marcador. Mário Henrique cobrou escanteio nos pés do zagueiro Naldo que, de letra, surpreendeu a defesa do Carlos Renaux e mandou para o fundo do gol, deixando o placar em 3 a 1.
Se já não bastasse a vantagem de dois gols, a situação do clube de Brusque piorou quando, aos 23 minutos, o zagueiro Rocha cometeu falta e levou o segundo amarelo, sendo assim, expulso do jogo e indo para o vestiário mais cedo. Apesar da situação adversa e de domínio do JEC, o Vovô achou um contra-ataque com Matheus, que lançou em profundidade para Mago. O camisa 17 cortou para a esquerda e chutou forte, estufando a rede e diminuindo o placar.
Esboçando uma reação, a equipe do Carlos Renaux se complicou mais uma vez, com a expulsão do zagueiro Nuno, que entrou no segundo tempo. Em bola lançada para Kennedy, Nuno atingiu apenas a perna do atacante do JEC, a um passo da grande área. O zagueiro foi advertido com o cartão vermelho direto. Em seguida, a falta foi cobrada, mas a bola passou por cima da meta, sem muito perigo.
Mesmo com poucos minutos sobrando no relógio, o JEC começou a pressionar mais ainda, já que estava com dois jogadores a mais. E foi aos 50 minutos, pouco antes do apito final, que o tricolor matou o jogo. Em jogada trabalhada desde o meio-campo, Lucas Lopes recebeu na ponta direita e cruzou rasteiro para Ruan, que apenas empurrou para o fundo do gol e selou o placar em 4 a 2.

Situação atual e próximos passos
Com o resultado, o JEC quebrou um jejum de nove jogos e mais de três meses sem vencer uma partida, além de ter marcado os seus primeiros gols na Copa SC 2025. O tricolor também não marcava 4 ou mais gols em uma mesma partida desde 16 de fevereiro. Na ocasião, o JEC venceu o Santa Catarina por 4 a 3, na décima rodada do Campeonato Catarinense.
Os três pontos conquistados na tarde de ontem deixam o Joinville momentaneamente na segunda colocação do Grupo C, com quatro pontos. A permanência na posição depende do resultado do jogo entre Nação e Blumenau, que acontece amanhã, às 20h. Já o Carlos Renaux está na lanterna com 2 pontos, e também depende do resultado do jogo de amanhã para saber se permanece na posição ou se sobe para terceiro.
JEC e Carlos Renaux se enfrentam novamente já na próxima rodada da Copa Santa Catarina. Inicialmente, o jogo aconteceria no próximo domingo, às 15h. Porém, a pedido do Carlos Renaux, a partida foi adiada, e acontecerá no dia 1, às 19h30. Dessa vez o duelo será no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, casa do Carlos Renaux.