
SIC 2025 discute os impactos da inteligência artificial na comunicação
Com o tema “Quem CrIA?”, Semana Integrada de Comunicação propõe reflexões sobre autoria, ética e criatividade em tempos de IA
Por Camila Schatzmann Gomes
A edição 2025 da SIC (Semana Integrada de Comunicação) será realizada nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, sempre às 19h, no anfiteatro do IELUSC. Voltado às turmas de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, o evento reunirá convidados de diferentes áreas para discutir um dos temas mais relevantes da atualidade: a inteligência artificial.
Sob o tema “Quem CrIA?”, a proposta da SIC deste ano é provocar reflexões sobre o uso da IA na comunicação, explorando tanto seus aspectos técnicos quanto os dilemas éticos, especialmente aqueles ligados à autoria e à produção criativa. A abordagem dá continuidade ao espírito crítico da edição anterior, que debateu a crise climática.
A programação da segunda-feira (29) inclui a participação do robô humanoide da UDESC e a fala do professor Dr. Douglas Bertol, responsável pelo projeto. Em seguida, o especialista Dieter Borget, organizador do IA Summit, LinkedIn Top Voice em Inteligência Artificial e CEO da Q-Assist & SmartQI, compartilha suas experiências sobre IA e negócios.
Na terça-feira (30), além de uma apresentação artística com estudantes de PP2, o evento recebe o Dr. Leonardo Roat, diretor criativo e especialista em inovação, IA e audiovisual, fundador e CEO na Toar Produções (Santa Maria-RS) e o cineasta Alceu Bett, conhecido por sua atuação na produção cultural e no cinema independente, formado em fotografia cinematográfica pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba e especializado em direção de cinema e TV em Portugal.
Estudantes concorrem à primeira edição do Prêmio Caíto de Produção Audiovisual
A quarta-feira (1º) será dedicada à exibição de produções audiovisuais dos estudantes dos dois cursos, seguida pela cerimônia do Prêmio Caíto de Produção Audiovisual, iniciativa inédita no IELUSC.
A premiação foi criada neste ano pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo de reconhecer e valorizar os projetos audiovisuais desenvolvidos por estudantes ao longo do semestre.
Ao todo foram 24 produções inscritas, nesta primeira edição, divididas em diferentes categorias e formatos, entre eles: curta-metragens, vídeo-comerciais, produções para internet, reportagens e documentários
As obras serão exibidas no auditório, abertas à comunidade acadêmica, e avaliadas por um júri convidado, composto por profissionais da área. Os projetos vencedores receberão o troféu Prêmio Caíto, uma homenagem ao cinegrafista Carlos Alberto Delagnolli, reconhecido por sua contribuição à formação de comunicadores no IELUSC.
A iniciativa reforça o compromisso dos cursos com a prática, a inovação e a formação crítica dos estudantes, além de estimular o desenvolvimento de projetos autorais com qualidade técnica e relevância temática.
“A SIC é sempre um momento para discutir com mais profundidade temas da atualidade, e pensar nos impactos da IA na comunicação é fundamental para os futuros jornalistas e publicitários”, afirma a professora Marilia Crispi Moraes.
A participação na SIC garante presença nas aulas dos respectivos dias e horas complementares (ACGs). A programação completa está disponível nos murais dos cursos e nos canais oficiais do IELUSC.