
1º Prêmio Caíto de Produção Audiovisual marca o encerramento da SIC de 2025
Com a exibição e premiação das produções classificadas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda chegou ao fim a Semana de Integração Científica de 2025
Por Isabele Meurer
A última noite da Semana de Integração Científica (SIC) foi marcada pelo 1º Prêmio Caíto de Produção Audiovisual da Faculdade Ielusc. Ao todo, foram 24 trabalhos inscritos. Em Jornalismo, concorreram nove produções: cinco na categoria reportagem e quatro na categoria documentário. Já em Publicidade e Propaganda, a disputa foi ainda mais acirrada, com 15 produções: oito curtas, três vídeos comerciais e quatro produções para internet.
Houve também um momento de emoção, com uma homenagem àquele que foi inspiração para o nome do concurso, Carlos Alberto Delagnolli, gaúcho de Passo Fundo, RS, 66 anos, 50 deles dedicados à profissão de cinegrafista. Caio, como é conhecido, atua na instituição há 23 anos, é casado e pai de três filhos. Quem conduziu a homenagem foi o aluno David Martins, da 4ª fase de Jornalismo, e não poderia ser diferente, tendo em vista a relação próxima e afetuosa de Caio com os acadêmicos.
Em um discurso marcado por muita emoção, Caio falou da importância da família e amigos em sua trajetória e agradeceu à coordenadora do curso de Jornalismo, Marília Crispi de Moraes, e aos demais professores pela homenagem prestada. “Hoje, diante do afeto de vocês, me sinto imortal”, confessou.

Uma das organizadoras da SIC, professora Marília Crispi de Moraes, ao final do evento, disse que, dado o sucesso deste ano, a ideia é aprimorar ainda mais o concurso no ano que vem. “A última noite da SIC mexeu com nossas emoções, seja pela diversidade dos produtos audiovisuais apresentados, seja pela homenagem ao Caio. Acredito que o Prêmio Caíto veio para ficar”.
O vencedor do troféu de Publicidade e Propaganda foi o trabalho “Duarte Schurete”, uma sátira aos jingles e spots que invadem a vida de todos em época de eleição, de Juliana Caroline Leão, Rafael Schiodini Correa, Thamires Castro, Daniela Kniess, Ernts Stobberg, Samara Ortizgo e Vittoria Affonso. Rafael, um dos criadores do vídeo, contou que a ideia surgiu durante uma aula na disciplina de Criação, “foi uma honra participar da noite de ontem! Além da linda homenagem que a instituição fez para o Caio, o mais incrível foi termos vencido com uma ideia que nasceu de uma simples piada na aula de criação. Viva a criatividade!.”

No troféu Jornalismo, o trabalho vencedor foi a reportagem “Gol Sem Som”, de Niro José de Souza Netto e Vinicius Tóffoli, em Projeto Experimental, orientado pela professora Maiara Maduro. Niro, um dos vencedores do troféu Jornalismo, falou da importância do prêmio. “É um reconhecimento de um projeto experimental, de um trabalho que foi feito com muita responsabilidade e sensibilidade”. Niro é filho de pais surdos e luta por acessibilidade em produções audiovisuais, como nas transmissões esportivas. Recentemente, fez uma entrada ao vivo na programação da NSC, que repercutiu tanto nas redes sociais como nos portais de notícias, pois ele falou nos dois idiomas que domina, Português e Libras, a língua brasileira de sinais. Para Vinicius Tóffoli, vencedor ao lado de Niro, é gratificante ser reconhecido por esse trabalho, “mais legal ainda porque o próprio Caio fez parte da produção, nos ajudou a colocar esse projeto em pé. A gente levantou uma pauta significativa e esperamos que ajude a avançar na acessibilidade para a comunidade surda.”
Além dos vencedores, todos os trabalhos que atingiram 140 pontos na avaliação foram agraciados com um certificado de honra ao mérito. Em Jornalismo, os seguintes trabalhos receberam a honraria: “Queda na número de leitores no Brasil”, reportagem de Brendha de Souza, Marcelo Ferreira e Yasmin Luiza Rech; “História do Jardim Bakhita”, reportagem de Julia Moloes, Giovanna Marques e Maria Luiza Pacheco; “Simbiose”, documentário de Anna Cristina Senem Bibow, Dyeimine Senn, Nicole Medeiros, Rodrigo Alves Santana e Yasmin Camile Pohlmann e “Raízes da terra: a luta dos produtores rurais”, documentário de Camila Bosco, Caroline de Apolinário, Larissa Mayara Hirt da Maia, Leonardo Budal, Luiza Rodrigues e Rodrigo Alves Santana.
Em Publicidade e Propaganda, receberam o certificado: “Textil-Fio X Down Jacquards”, vídeo comercial de Murilo Bernardo Valle Boschini da Silva e Augusto Prim; “O mundo que não vejo”, curta-metragem de Rafael Schiodini, Juliana Caroline Leão, Thamires Castro, Denílson da Silva, Samara Ortizgo, Daniele Kniss, Vittoria e Ernst Stobberg; “100 ideias: Emily Oliveira de Souza”, curta-metragem de Laura Grein, Nathalia Mund Fernandes, Rafael Augusto Girardi, Maria Luísa Botelho Bettini e Letícia Popovici dos Santos e “Campanha EPPA: Thamiris Kelle Barros de Castro”, produção audiovisual para internet de Samara Ortiz Gonçalves, Gabriela de Barros Müller, João Pedro de Oliveira Pacheco e Ernst Matheus Stobberg.

O último dia da Semana Integrada de Comunicação 2025, do Ielusc, foi registrado e já está disponível no canal da Revi.digital, no youtube.