Apresentações de trabalhos e oficinas movimentam segunda noite de Conipe
Evento destaca importância de projetos acadêmicos e integração entre diferentes cursos
Por Luana Alves da Maia
A segunda noite da 5° edição do Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão (Conipe), que aconteceu nesta quinta-feira (23) na Faculdade Ielusc – Unidade Saguaçu, se transformou em um palco de ideias, experiências e produções científicas desenvolvidas por estudantes de diferentes cursos do Ielusc e de outras instituições de ensino superior.
Com apresentações distribuídas ao longo da noite, cada grupo teve a oportunidade de expor trabalhos que abordam temas variados e atuais. O público pôde acompanhar a exibição de webséries, documentários e pesquisas nas áreas de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Administração, entre outras.

Maria Fernanda Ramos, acadêmica do curso Publicidade e Propaganda da Faculdade Ielusc apresentou o projeto “Economia Criativa nos bairros de Joinville”, que buscou analisar como a criatividade de diferentes profissionais se manifesta em um potencial econômico no bairro Vila Nova.
Para a estudante, apresentar o projeto representa um marco na formação acadêmica.
“É muito gratificante ter a oportunidade de compartilhar, com outros acadêmicos, um trabalho ao qual me dediquei e do qual me orgulho. Momentos como o Conipe proporcionam, além de um aprendizado amplo, uma importante integração entre os cursos”, destaca.
Além das apresentações orais e audiovisuais, o segundo dia de congresso contou com oficinas temáticas, em sessões de 60 minutos dedicadas a assuntos como pesquisa científica, sustentabilidade, nutrição e enfermagem. As atividades estimulam a troca de conhecimentos entre alunos e professores, aproximando a prática acadêmica das demandas da sociedade.

A diversidade de formatos e temas reforça o propósito central do Conipe que incentiva o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, estimula a pesquisa e a interdisciplinaridade. O evento se consolida como um dos principais momentos de integração acadêmica da Faculdade Ielusc, fortalecendo o vínculo entre a comunidade universitária e o compromisso com a transformação social.
