Conipe encerra 5ª edição com lançamento Redes e palestra sobre os ODSs
Por Taynara Back
Durante a última noite do 5º Conipe, na sexta-feira, 24, foi realizado o lançamento da 8ª edição do periódico científico da Faculdade IELUSC, a Revista Redes. Publicada uma vez por ano na versão impressa e digital, a revista é a consolidação de um espaço de divulgação científica e a cada ano se fortalece como um ponto de encontro entre as diferentes áreas do conhecimento.
8ª edição da Redes
Nesta edição, são 16 artigos, escritos por 42 autores, entre doutores, mestres e graduados. No eixo das Ciências Sociais Aplicadas, os artigos abordam questões ligadas ao Jornalismo, Direito e Administração, discutindo identidade e representação, cobertura midiática de povos indígenas, regulação de jogos digitais, sustentabilidade ambiental e ferramentas de planejamento estratégico empresarial.
Já no eixo das Ciências da Saúde, os estudos contemplam áreas como Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição, explorando temas que vão desde saúde mental e apoio familiar até qualidade de vida, alimentação saudável e práticas profissionais. Os trabalhos refletem a diversidade e o compromisso da comunidade acadêmica com a produção de conhecimento voltada à transformação social.
Na apresentação, a editora, Maiara Maduro, reflete sobre a importância do tempo. “Se a pesquisa científica é, por natureza, paciente e gradual, a publicação é seu coroamento. Por isso, esta revista não é apenas um produto final, mas uma ponte que conecta tempos distintos: o tempo de quem pesquisou, o tempo de quem avaliou, o tempo de quem editou e, agora, o tempo de quem lê. A cada edição, reafirmamos o compromisso de preservar esse ciclo, garantindo que o conhecimento circule, inspire e se renove.”

A 8ª edição da Revista Redes já está disponível para leitura. http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/issue/view/8
Conferência de encerramento
Para encerrar a noite, Maria Raquel Migliorini de Mattos, gestora ambiental do Bom Jesus/IELUSC, mediou a conferência “Agenda 2030: o que eu tenho a ver com isso?” com Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, jornalista e especialista em Economia, Meio Ambiente e Impacto Social.
Fernando explicou sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criados em
2015, e também as práticas sustentáveis e de fortalecimento da agenda 2030 da ONU, onde a mensagem é sobre como cada um de nós pode ser agente de transformação, contribuindo para um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.

Durante a palestra, Fernando apresentou os formas de contribuir com um mundo mais sustentável, entre eles, acabar com a fome e a miséria, educação de qualidade para todos, igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, combater a aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Fernando encerrou sua palestra com uma reflexão a todos: “ao invés de apontar algo, que tenhamos diálogo a partir da gentileza, sejam gentis com vocês mesmos, e espalhem gentileza”.
