Jornalismo ganha espaço no entretenimento
É possível produzir conteúdo jornalístico com abordagem aprofundada em um programa de variedades. Esta foi uma das principais conclusões a que chegou a acadêmica Carolina Weiss Deiques em sua pesquisa “A pauta jornalística que nasce da ficção: informação e entretenimento no programa Encontro com Fátima Bernardes”. Ela foi orientada pela professora Marília Crispi de Moraes, e a banca avaliadora contou com as professoras Beatriz Cavenaghi e Lívia Vieira.
Carolina fez uma análise de conteúdo do programa Encontro com Fátima Bernardes, a fim de identificar os elementos de jornalismo e de entretenimento utilizados. Seu recorte de pesquisa foi constituído por edições que abordaram temas polêmicos, considerados tabus na sociedade. “Escolhi assuntos que são pouco explorados no telejornalismo”, observou. Ela abordou o conceito de “infotenimento”, que é a junção de informação e entretenimento no mesmo programa.
A estudante estabeleceu categorias e subcategorias para sua análise e destacou, entre os pontos positivos, a diversidade de fontes – desde testemunhais a especialistas, a apuração prévia, com dados e pesquisas, a entrevista praticada como diálogo e o uso de temas abordados em novelas e outras obras de ficção como ponto de partida para discussão de pautas importantes para a sociedade. Ela também destacou alguns pontos que considerou negativos, como a repetição das fontes especialistas e a pouca participação do auditório.
A professora Beatriz sugeriu a reorganização da ordem de alguns tópicos no trabalho, mas elogiou a escrita de Carolina e o tema escolhido. Lívia também disse ter gostado da clareza com a qual a acadêmica desenvolveu a monografia e sugeriu que ela aprofunde os estudos acerca da presença da publicidade dentro do programa, discutindo as questões éticas. Ela elogiou a escolha da formanda em analisar o hibridismo que existe entre jornalismo e entretenimento. Carolina foi aprovada com nota 9,0.