Cinema, futebol e educomunicação encerram temporada de Projetos Experimentais
A última noite de aula do semestre manteve a alta qualidade dos produtos jornalísticos da 7ª fase de Jornalismo. Todos os projetos experimentais apresentados nesta temporada obtiveram notas que variaram de 9 a 10. “Uma safra de alta qualidade”, elogiou a coordenadora do curso, Marília Crispi de Moraes.
Apaixonado por cinema e séries, o estudante Eduardo Gums produziu o blog Retratos na Tela , com resenhas de filmes sobre jornalismo. Esse resgate parte da primeira década do cinema sonoro no mundo (nos anos 1930) e chega até a década de 2010. “Desde que entrei na faculdade, passei a escrever em vários formatos e um dos que mais me chamou a atenção foi a crítica cinematográfica. Juntei a isso meu interesse pelas representações e mensagens que o cinema pode alcançar para com o seu público”, disse Eduardo.
Retratos na Tela conta com oito textos, acompanhados de imagens e de ficha técnica. Há resenhas sobre os filmes The Post, Spotlight, Frost/Nixon, O Informante, Nos bastidores da notícia, Todos os homens do presidente, A montanha dos sete abutres e A última hora. O professor Sandro Galarça orientou o trabalho e a avaliação coube às professoras Kérley Winques e Bárbara de Jesus, que atribuíram nota 9 ao projeto. Ambas aconselharam Eduardo a dar continuidade ao blog, que também possui perfil no Instagram.
Bola, política e história
Para mostrar que futebol e política se misturam sim, os estudantes Otávio Laurindo e Raphael Furtado criaram o Futebol em Paralelo , programa em áudio e vídeo que traz a síntese de casos históricos em que ambos os assuntos estavam interligados. A dupla lançou seis episódios, com média de 20 minutos cada um.
Os programas abordaram tanto fatos nacionais, como a ditadura militar, quanto internacionais, como as guerras mundiais. O terceiro episódio, por exemplo, trata do impacto do FC Barcelona para a região da Catalunha e como a história e princípios do clube estão diretamente ligados à luta pela liberdade. Também mostra como a rivalidade com o Real Madrid permeou a disputa entre a Catalunha e o resto do território espanhol.
Para falar da rivalidade entre o Norte e o Sul da Itália, regiões historicamente opostas, os estudantes abordaram o crescimento tanto de Juventus (Norte) e Napoli (Sul) e entrevistaram o historiador e jornalista italiano Gianpietro Zanatta. “Queríamos ter uma visão do conflito a partir de quem o vive na realidade”, explicou Otávio. O projeto também utiliza o Instagram . Com orientação do professor Sandro Galarça e avaliação dos professores de Radiojornalismo Welington Nardes e Matheus Simões Mello (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), o projeto foi aprovado com nota 9.
A história das Copas é o tema do podcast Mundo em Jogo , desenvolvido pelos alunos Gabriel Quesada e Marcus Vinícius Hoffmann, orientados pelo professor Sandro Galarça. Em cinco episódios, cuja duração varia de 50 minutos a quase duas horas, a dupla fala de fatos históricos, cultura, futebol e geopolítica. Também há produção de conteúdo no Instagram. “Buscamos explorar as rivalidades internacionais dentro e fora dos gramados”, explica Hoffmann. Cada episódio é dividido em primeiro e segundo tempo. O “intervalo” traz
informações mais descontraídas sobre um personagem especial de uma copa do mundo. Além do Spotify, o podcast está disponível em outras plataformas: Amazon Music, Deezer e Google. O professor Wellington Nardes e o jornalista Beto Lima aprovaram o projeto com nota dez.
Audiovisual na Aldeia Tiaraju
Uma oficina para a produção de resenhas audiovisuais por jovens indígenas. Mbya Arandu ,
que significa Sabedoria Indígena, foi o projeto experimental de Educomunicação realizado pela estudante Marinne Chiarelli na Aldeia Tiaraju/Piraí, localizada em Araquari.
“Ao proporcionar um espaço de diálogo, a oficina permitiu que os estudantes da comunidade refletissem sobre suas histórias de vida, promovendo uma conexão com suas raízes e suas identidades”, explicou a estudante. A ideia geral do trabalho está relacionada aos conceitos do Jornalismo Comunitário e da Educomunicação.
Durante o projeto, diversas ações foram realizadas, incluindo conversas com os estudantes, elaboração de resenhas e vídeos, edição e construção de um site para a divulgação dos conteúdos produzidos. A aluna respeitou os temas propostos pelos jovens, bem como a opção de gravar em português ou em guarani. “Contei com a ajuda deles para fazer a tradução nas legendas”. Orientado pelo professor Wellington Nardes e avaliado pelas professoras Marília Moraes e Bárbara de Jesus, o projeto recebeu nota máxima.