JEC/Bola na Rede constrói legado no Futebol 7
Por Bruna Borges
Com uma história de esforço e união, equipe se destaca pela garra e comprometimento em busca de novos objetivos
O Futebol Society, conhecido atualmente como Futebol 7, tem ganhado cada vez mais destaque no cenário esportivo e midiático. A modalidade conta com ligas e confederações fortes, como a La Liga 7 SC, a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7B) e a Confederação Americana de Futebol 7 (CAF7), que organiza competições importantes, como a Copa Libertadores da América.
Embora o esporte ainda seja predominantemente amador, grandes clubes de futebol já estão se envolvendo na modalidade. O Jec/Bola na Rede, por exemplo, tem construído um legado sólido e inspirador na modalidade.
A história do time Bola na Rede está profundamente ligada à paixão da família Oliveira pelo futebol. Desde cedo, Augusto, 54, pai de Felipe, 35, e de Guilherme, 33, cultivou esse amor pelo esporte, que sempre fez parte da vida deles. Em 2009, Guilherme foi convidado a jogar no Clube do Truco, um time de amigos. Animado com a nova oportunidade, ele chamou seu irmão Felipe para se juntar à equipe, dando início a uma nova fase para a família.
Após alguns jogos, Felipe e Guilherme perceberam que o time enfrentava problemas de organização e não tinha um técnico para treiná-los. Com a intenção de ajudar, sugeriram que o pai assumisse o cargo de treinador. A proposta foi bem recebida e Augusto aceitou o convite. Com sua experiência, ele rapidamente conquistou a confiança dos jogadores, trouxe mais atletas para o grupo e encontrou um espaço para os treinos no complexo Bola na Rede, onde tinha contato com os proprietários. Assim, o Clube do Truco e o espaço Bola na Rede formaram uma parceria que originou o time Clube do Truco/Bola na Rede, no qual jogaram em diversas competições durante dois anos.
Em 2011, o Clube do Truco decidiu encerrar suas atividades. Felipe, Augusto e Guilherme, então, tomaram uma decisão importante: fundar seu próprio clube. Com a base que Augusto havia estabelecido, nasceu o Bola na Rede E.C. A partir desse momento, a equipe começou a disputar campeonatos estaduais e nacionais da modalidade, rapidamente se tornando uma referência no Futebol 7 no estado de Santa Catarina.
Em 2017, o time alcançou um feito notável ao conquistar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, realizado no Espírito Santo. Augusto Oliveira relembra que a torcida gritava “‘Joinville, Joinville!’” em um clima de celebração. “Foi incrível ver a paixão e a energia da torcida. Aquela vitória não só nos deu respeito, mas também chamou a atenção de dirigentes do Joinville Esporte Clube (JEC)”, conta o presidente.
Impressionados com o desempenho do time na competição, os dirigentes do JEC buscaram uma parceria com a equipe. Assim, o clube passou a se chamar JEC/Bola na Rede. Levando o nome e o escudo do time de campo, a equipe seguiu representando a cidade de Joinville no Futebol 7, em todos os campeonatos.
A trajetória do time rumo à glória eterna
Ao longo de 13 anos, o time acumula dez títulos em diversas competições, incluindo a Supercopa, a Recopa e a Copa Norte. Além disso, foi vice-campeão em sete ocasiões em campeonatos como o Catarinense, Brasileiro e Copa do Brasil. Ainda em 2023, o Bola na Rede se destacou na Libertadores, realizada no Uruguai, tornando-se um dos três melhores times da América do Sul.
Com uma história repleta de conquistas, o JEC/Bola na Rede se prepara para sua terceira Libertadores. Em 2022, o time fez uma campanha excelente, saindo invicto até as semifinais, quando perdeu no shoot out, que é uma cobrança de pênalti alternada, quando os jogadores têm a chance de chutar a bola em direção ao gol a partir de uma marca específica. No ano seguinte, a glória eterna esteve mais uma vez ao alcance, mas o título bateu na trave; após outra campanha invicta, a equipe ficou com o vice-campeonato, perdendo na final novamente no shoot out.
Neste ano, a Libertadores de Futebol 7 será em Córdoba, Argentina, e as expectativas estão altas. Felipe Oliveira, que continua no time sob o comando do pai, fala sobre a preparação: “estamos treinando semanalmente, e com as novas contratações, o time ficou ainda mais forte. Todos sabem da responsabilidade de vestir essa camisa do JEC/Bola na Rede, e estamos muito focados em trazer esse tão sonhado troféu para casa.”.
A equipe viaja neste mês para o país vizinho, levando na bagagem muita história e o desejo de conquistar um título tão importante na modalidade.