Semana de bancas de TCC encerra com três aprovações; confira os trabalhos
Na sexta-feira, 6, os acadêmicos Willian Campos de Souza, Malu da Silva e Sandy Melissa Mahs apresentaram as respectivas monografias, aprovadas pelas bancas examinadoras. Os três fecharam a semana que contou com 10 apresentações. O TCC marca o fim da jornada acadêmica da graduação em Jornalismo. Nos trabalhos, foram abordados temas como jornalismo esportivo e sensacionalismo na mídia.
O TCC de William, intitulado “As influências do infotenimento para o jornalismo esportivo no Brasil: uma análise do Jogo Aberto da TV Bandeirantes”, analisou cinco programas que foram ao ar em setembro deste ano. O acadêmico observou quatro categorias do infotenimento presentes tanto no programa como no próprio jornalismo esportivo em geral: “Ironia e zoação entre os apresentadores”, “Fantasia”, “Maca” e “Clubismo”. O método qualitativo aliado à Análise de Conteúdo ajudaram a identificar esses elementos e a quantidade de ocorrências durante os dias estabelecidos. A monografia, aprovada com nota 9,5, foi orientada pelo professor Sandro Galarça e avaliada pelos professores Hendryo André e Marília Moraes.
Malu da Silva foi responsável pela segunda apresentação da noite, encerrando a graduação com nota 10. A monografia, orientada pelo professor Hendryo André, analisou as representações midiáticas de Britney Spears, com foco na cobertura sensacionalista do TMZ e no relato autobiográfico A Mulher em Mim. A pesquisa explorou como o jornalismo de celebridades, caracterizado pelo sensacionalismo e pela espetacularização, constroi a percepção pública de figuras femininas. Na banca avaliadora estavam as professoras Marília Moraes e Geórgia dos Santos.
Por fim, Sandy apresentou a pesquisa com o título “A espetacularização da morte na cobertura jornalística de acidentes na Fórmula 1”. Orientada pela professora Marília Moraes e avaliada pelos professores Sandro e Geórgia, a monografia foi aprovada com nota 9. O TCC apresentou estudos sobre a espetacularização da morte no jornalismo, investigando se houve mudanças de abordagem na cobertura jornalística feita pela TV Globo nos casos de acidentes graves da Fórmula 1.